Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sabores de Chaves vai ter menos expositores em pavilhão

08 jan, 2021 - 14:11 • Olímpia Mairos

Mostra gastronómica promove negócios familiares da região. Acontece no último fim de semana de janeiro, com reforço nas medidas de saúde pública.

A+ / A-

Veja também:


Está marcada para o último fim de semana de janeiro. No entanto, devido à pandemia de Covid-19, a mostra Sabores de Chaves vai apresentar-se com um formato “totalmente diferente, com menos produtores e menos expositores”, para cumprir as normas de segurança, definidas pela Direção-Geral de Saúde.

De acordo com a autarquia, algumas das imposições de saúde pública passarão pelo “controlo das entradas limitadas, pela promoção do distanciamento social e desinfeção do espaço e superfícies”.

A edição 2021 dos “Sabores de Chaves” vai contar apenas com 38 expositores, mas não vai contemplar as habituais tasquinhas e provas, nem momentos de animação.

Segundo a vereadora da Câmara Municipal de Chaves, Paula Chaves, a mostra gastronómica tem vindo a constituir-se como a “melhor montra dos produtos de excelência produzidos no concelho, permitindo o escoamento de produção e criação de novos contatos”.

“Apesar dos constrangimentos associados à pandemia, a realização deste certame tem especial relevância para a dinâmica da economia local, que tem sido bastante afetada nos últimos tempos”, argumenta, adiantando que, mesmo com as limitações que vão ser impostas, “os produtores mantêm o interesse em participar” como forma de “aumentar clientes”.

A autarquia propõe-se dar uma maior visibilidade aos participantes no certame com vista a potenciar as encomendas antecipadas, promovendo institucionalmente os diferentes produtos através de uma página no website do município.

“A ideia é desafiar os visitantes a antecipar as compras, havendo a possibilidade de efetuar encomendas prévias para levantamento em casa dos produtores ou em local reservado para o efeito, na feira”, explica a autarquia.

Fumeiro, como a alheira, linguiça, salpicão e chouriços variados, folar e pastel de Chaves, mel, compotas, presunto e vinho são alguns dos produtos que os visitantes podem encontrar na mostra Sabores de Chaves.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+