Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Montalegre dá 300 mil euros ao setor da restauração

08 jan, 2021 - 09:15 • Olímpia Mairos

Uma empresa vai receber por cada trabalhador um ordenado mínimo por período de três meses. Este apoio poderá estender-se no tempo, caso se mantenham as atuais dificuldades.

A+ / A-

Veja também:


A autarquia de Montalegre disponibiliza 300 mil euros para apoiar o setor da restauração do concelho.

“A medida resulta da consciência que temos das dificuldades que o setor da hotelaria, da restauração e da cafetaria estão a atravessar”, explica o presidente da Câmara Municipal.

Orlando Alves nota que este “é um ano extraordinariamente difícil” e que “há empresas do setor que têm empregados e que estão com dificuldades em sustentar”.

Defender os empregos e manter os postos de trabalho existentes é, assim, o objetivo do município que, em articulação com Associação Empresarial do Planalto Barrosão, criou o chamado ‘Fundo Covid’.

“Cada empresa será apoiada com um ordenado mínimo por cada trabalhador, durante os próximos três meses”, adianta o autarca, salientando que “se esta situação terrível se mantiver”, há “capacidade financeira para reforçar o fundo de forma a que também o resto do país sinta que viver no interior é compensador”.

Para ter acesso ao apoio, os empresários terão de ter comprovativo da ausência de dívida ao Estado e os funcionários terão de ter vínculo há pelo menos três meses.

“Esta é uma forma também de ajudar as pessoas a manter-se na terra e deixaremos cair projetos que tenham que cair, para segurar ou ajudar pessoas a manterem-se ligadas ao território”, realça o presidente da autarquia.

Em dezembro, a autarquia criou o “Vale Família”, uma linha de apoio social para famílias que enfrentam perdas de rendimentos provocadas por situações de desemprego, por inatividade profissional como trabalhador independente, por situações de ‘lay-off’ ou por situação de doença decorrentes da pandemia.

Montalegre está incluído no grupo de municípios em risco extremo e contabiliza, desde o início da pandemia, 543 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e sete óbitos.

De acordo com o último boletim epidemiológico produzido pela Unidade de Saúde Pública do ACES Alto Tâmega e Barroso, o município tem 138 casos ativos de Covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+