Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Inglaterra e Escócia vão exigir teste negativo para entrada nos países

08 jan, 2021 - 09:24 • Redação com Lusa

Todos os passageiros que entrem em Inglaterra de avião, comboio ou barco devem apresentar teste negativo para a Covid-19, que deve ser feito 72 horas antes do início da viagem. As multas são de 553 euros.

A+ / A-

Veja também:


Todas as pessoas que desejem entrar em Inglaterra, incluindo cidadãos britânicos, devem ter um teste negativo para a Covid-19 a partir da próxima semana, anunciou o Governo.

Este teste, que a Escócia também espera aplicar em breve, já é exigido por outros países para conter a pandemia de Covid-19.

De acordo com o ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps, todos os passageiros que entrem em Inglaterra de avião, comboio ou barco devem apresentar teste negativo, que deve ser feito 72 horas antes do início da viagem, caso contrário, serão obrigados a pagar uma multa de 553 euros (500 libras).

As pessoas que ficam isentas serão os transportadores, crianças menores de 11 anos e tripulantes de países que não possuam infraestruturas para realizar estes testes.

O Governo britânico explicou que está a trabalhar com as autoridades do País de Gales e da Irlanda do Norte para aplicar esta medida, enquanto o executivo escocês indicou que espera adotá-la em breve.

Reino Unido entra em terceiro confinamento nacional
Reino Unido entra em terceiro confinamento nacional

De acordo com a agência Reuters, a Alemanha está a considerar suspender voos para mais países, incluindo Irlanda, devido a preocupações com a nova variante da Covid-19.

O gabinete da chanceler alemã, Angela Merkel, pode vir a discutir regras similares àquelas aplicadas ao Reino Unido numa reunião já na próxima semana. As regras entrariam em vigor de forma imediata.

Há algumas semanas, o Governo britânico suspendeu os voos diretos da África do Sul devido ao aparecimento de uma nova variante do coronavírus que pode ser mais virulenta do que a detetada no ano passado, no sudeste de Inglaterra.

"Já temos medidas significativas para evitar casos de Covid-19 importados, mas com as novas variantes a aparecer internacionalmente, temos de tomar mais precauções", disse Shapps em comunicado.

De acordo com os últimos dados de quinta-feira, houve um total de 1.162 novas mortes por Covid-19. Mas desde o início da pandemia, o país registou 78.508 mortes e 2.889.419 infeções.

O país acelerou o programa de vacinação com os preparados da Pfizer/BioNTech e da Oxford/AstraZeneca e estabeleceu a meta de vacinar os grupos mais vulneráveis - 13 milhões de pessoas - até 15 de fevereiro.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.884.187 mortos resultantes de mais de 87,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+