Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Uma jornada curiosa

07 jan, 2021 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Quando se começa a caminhar para o fim-de-semana, deparasse-nos uma jornada do campeonato maior capaz de suscitar alguma curiosidade.

Os três primeiros da classificação não vão ter pela frente equipas da primeira linha, sendo portanto lógico que se lhes atribua genericamente a maior dose de favoritismo.

Só que a surpresa está muitas vezes escondida atrás da porta, o que nos obriga a conceder aos seus adversários capacidade para conseguirem reverter essa ideia.

A começar por esta quinta-feira, teremos na Choupana, no Funchal, um compromisso destinado a colocar o atual primeiro classificado em dificuldade.

Os leões tiveram ontem uma viagem atribulada até à capital madeirense, e no subconsciente dos jogadores esse factor pode ter gerado perturbação.

A única equipa invicta no campeonato, que vem de uma vitória importante frente ao Sporting de Braga, que pode ter contribuído para fortalecer a sua crença, está neste momento bem por cima do Nacional, e por isso tem obrigação de ganhar. Ver-se-à do que é capaz.

Amanhã, Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto entram em ação em circunstâncias diferentes.

Os lisboetas têm neste jogo com o Tondela, como tem acontecido com outros, uma verdadeira prova de fogo. E o adversário poderá até ser incómodo se a equipa de Jorge Jesus voltar a cometer os mesmos erros que deixou à vista nos Açores. Daí que este desafio, no estádio da Luz, e o seu desfecho, possam vir a tornar-se muito importantes para o futuro imediato das águias.

Quanto aos portistas, vão a um terreno fora de portas crentes que esperam encontrar uma equipa diferente da temporada anterior.

Hoje, o Famalicão projeta outra imagem, bem diferente, a sua capacidade é mais reduzida, alguns dos seus jogadores tidos então como fundamentais, já disseram adeus há muito tempo.

E a derrota então infligida aos dragões, (2-1), dificilmente deverá repetir-se.

Rebuscando uma velha ideia, segundo a qual as camisolas, só por si, não ganham jogos, só pode esperar-se empenho e entrega para que os considerados grandes não saiam frustrados de uma jornada para a qual partem como grandes favoritos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.