Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Recolher obrigatório a partir das 13h00 e proibição de circulação entre concelhos no fim de semana

07 jan, 2021 - 12:03 • Redação com Lusa

Medida de recolher obrigatório só não se aplica em 25 concelhos com menos novos casos de covid-19. Primeiro-ministro António Costa admite novas restrições na próxima semana.

A+ / A-

Veja também:


O Conselho de Ministros reuniu-se esta quinta-feira depois da renovação do estado de emergência por mais oito dias, até 15 de janeiro.

O primeiro-ministro António Costa anunciou que no próximo fim de semana, de 9 e 10 de janeiro, estão proibidas as deslocações entre concelhos e será imposto um recolher obrigatório a partir das 13h00 em todos os municípios com mais de 240 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes.

António Costa referiu que a medida de recolher obrigatório só não se aplica a 25 concelhos, com menos casos de Covid-19.

O Conselho de Ministros esclareceu depois, em comunicado, que a proibição de circulação entre concelhos no fim de semana aplica-se a todos os municípios do continente, enquanto o recolher obrigatório às 13h00 de sábado e domingo abrange apenas 253 municípios.

O chefe do Governo admite que podem ser tomadas novas restrições na próxima semana, depois da reunião com os peritos marcada para dia 12, na sede do Infarmed, caso se mantenha a tendência de agravamento do número de casos, um cenário que, a manter-se revela "que as medidas que temos adotado não são suficientes", avisa.

"O que temos feito até agora é fazer incidir as medidas sobre o fim de semana; um passo em frente significa estender ao resto da semana esse tipo de medidas, portanto, adotar medidas de confinamento mais geral, do tipo que adotámos em março passado. Não queria estar a antecipar medidas, como a esperança é a última a morrer, devemos ter a esperança de que os números de ontem e hoje sejam ainda um ajustamento do período que vivemos nas últimas semanas e que os dados daqui até dia 12 não confirmem esta evolução. Se o confirmarem, é necessário fazer o que é necessário fazer", vincou.

No entanto, o primeiro-ministro considera que devem ser evitadas medidas que restrinjam as atividades letivas.

Medidas para o próximo fim de semana:

  • Restrições em todos os concelhos com mais de 240 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes
  • Proibição de circulação entre concelhos em todo o país
  • Recolher obrigatório a partir das 13h00 em 253 municípios
  • Só 25 concelhos têm medidas mais leves: Alcoutim, Aljezur, Almeida, Arronches, Barrancos, Carrazeda de Ansiães, Castanheira de Pêra, Castelo de Vide, Coruche, Ferreira do Alentejo, Freixo de Espada à Cinta, Lagoa, Manteigas, Monchique, Odemira, Pampilhosa da Serra, Proença-a-Nova, Resende, Santiago do Cacém, Sardoal, Sernancelhe, Sines, Torre de Moncorvo, Vila de Rei e Vila do Bispo.

[notícia atualizada]

Covid-19 por regiões

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+