Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Criação de novas empresas cai 24% em 2020

07 jan, 2021 - 11:51 • João Carlos Malta

Segundo os dados do Barómetro Informa D&B relativa a 2020, os setores do alojamento e restauração, e dos transportes e serviços gerais foram os que registaram maiores recuos percentuais em novas empresas face a 2019.

A+ / A-

A criação de novas empresas conheceu uma forte evolução nos últimos anos e estabeleceu um recorde em 2019, mas a pandemia quebrou o ciclo. A constituição de novos negócios caiu em 2020 para as 37 558 entidades, uma redução de 24% face ao ano anterior.

Estes dados significam que Portugal recuou aos valores de 2016 nesta dimensão da atividade econonómica. Os dados constam do Barómetro Informa D&B relativa a 2020. Lembre-se que em 2019 foram criadas 49.525 empresas no país.

Segundo o Barómetro da Informa D&B, com uma descida logo nos dois primeiros meses do ano (-17%), o nascimento de novas empresas ao longo do ano decorreu ao ritmo da pandemia e das consequentes restrições. Durante o confinamento de março e abril, o nascimento de empresas registou uma quebra acentuada (-44% e -70% respetivamente).

Com o alívio progressivo das medidas de contenção e com a reabertura da economia, este registo aumentou relativamente aos meses anteriores e em agosto e setembro este indicador já apresentou valores acima de 2019. No entanto, no último trimestre as constituições recuaram novamente face ao período homólogo (-19%)

Os setores do alojamento e restauração, os transportes e serviços gerais foram os que registaram maiores recuos percentuais em novas empresas em relação a 2019.

O retalho passou a ser o terceiro maior setor em número de constituições, graças às empresas de retalho online, onde as novas empresas subiram 46% em relação a 2019.

Interior em contraciclo

O mesmo documento revela ainda que na esmagadora maioria dos distritos do litoral, o número de novas empresas recuou em relação ao período homólogo. Já os distritos do interior, todos registam aumentos de aparecimento de novas empresas.

Os nascimentos de empresas nos distritos do interior representam 18% do total do país, um aumento de três pontos percentuais face a 2019.

Por outro lado, em 2020 foram iniciados 2 270 processos de insolvência, um crescimento de 3,2% comparativamente com o ano anterior. As Indústrias mantêm-se como o setor com maior número de casos de novas insolvências em 2020 (586 casos), um número muito semelhante ao de 2019.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+