Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Torre de Moncorvo. Hortas comunitárias vão ajudar a encher despensas de famílias carenciadas

06 jan, 2021 - 09:00 • Olímpia Mairos

É dada prioridade a munícipes inativos ou desempregados de longa duração, famílias numerosas, idosos, beneficiários do Rendimento Social de Inserção, reformados e beneficiários das antigas hortas comunitárias.

A+ / A-

São 38 hortas comunitárias, localizadas na Nórea, Torre de Moncorvo, para ajudar algumas famílias mais carenciadas do concelho a reduzir a despesa com a alimentação.

A iniciativa pretende fomentar a prática da horticultura biológica sustentável, dando a oportunidade de cultivar os seus próprios produtos aos munícipes que não possuem terreno próprio e privilegiando as famílias mais desfavorecidas.

Desta forma, promove-se também a “alimentação saudável com produtos biológicos e proporciona-se uma maior proximidade e estreita conexão com o meio ambiente”, assinala a autarquia.

A horticultor comunitário pode candidatar-se qualquer pessoa singular, residente no concelho, e que apresente ficha de inscrição no gabinete técnico florestal da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.

Cada munícipe pode candidatar-se apenas a uma única parcela, sendo que os membros do mesmo agregado familiar não podem apresentar outra candidatura.

De acordo com a autarquia, na atribuição das hortas comunitárias à população “será dada a prioridade a munícipes inativos ou desempregados de longa duração, famílias numerosas, idosos, beneficiários do Rendimento Social de Inserção, reformados e beneficiários das antigas hortas comunitárias”.

As inscrições para a atribuição de 38 hortas comunitárias, que foram recentemente criadas pela Câmara, na Nórea, em Torre de Moncorvo, estão abertas até 10 de fevereiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+