Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

​Ministra da Saúde alerta para “imensa pressão” no SNS e dias “muito duros”

06 jan, 2021 - 10:40 • Rosário Silva , Cristina Nascimento

Marta Temido sublinha ser preciso a "ajuda de todos" para aliviar a procura dos serviços de saúde e revela que já chegaram a Portugal mais de 140 mil doses de vacina.

A+ / A-

Veja também:


A ministra da Saúde alerta para dias “muito duros” que se aproximam e para nova “fase de imensa pressão no Serviço Nacional de Saúde”.

"Neste momento estamos novamente numa fase de imensa pressão no Serviço Nacional de Saúde, estamos a procurar responder, mas precisamos da ajuda de todos", disse a governante, reconhecendo ainda que "há, de facto, dificuldade em lidar com esta pressão". "Temos mesmo de ajudar a parar a transmissão do vírus", reforçou a ministra.

Marta Temido falava aos jornalistas durante uma visita à Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Mora, no Alentejo, onde esta quarta-feira de manhã começaram a ser vacinados os utentes desta instituição. A ministra revelou ainda que já chegaram a Portugal continental mais de 140 mil doses de vacina, sendo que 66.700 já foram distribuídas. "Ontem, pelas 17h30, já tinham sido administradas mais de 32 mil vacinas", indicou.

A governante garantiu ainda que os hospitais têm autorização para todas as contratações necessárias. "Já tinham ao abrigo do regime excecional da pandemia, que vinha do ano passado, e mantém essa autorização independentemente de também termos feitos contratações por tempo indeterminado, por exemplo, para reforço de cuidados intensivos", detalhou.

Nos últimos dias, tornou-se público que o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e o Hospital da Guarda estão perto do limite da capacidade para atendimento de doentes com Covid-19.

Já o Centro Hospital e Universitário do Algarve é uma das unidades de saúde que está a receber pacientes de outras regiões do país, onde os hospitais locais já estão a atingir a capacidade máxima de internamentos.

Em Portugal, morreram 7.286 pessoas dos 436.579 casos de infeção confirmados, de acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde.

A Covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e que se disseminou rapidamente pelo mundo.

[notícia atualizada às 11h23]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    06 jan, 2021 Madeira 13:57
    Sempre foi assim no inverno. Temos de procurar alternativas aos hospitais públicos. Parabéns, gosto do seu trabalho.
  • Ramiro Silva
    06 jan, 2021 Braga 12:51
    Ela é que tem que ajudar todos, servindo-se dos recursos que os privados têm e que tem ignorado. Na saúde não devia caber a política, mas é o que tem acontecido.

Destaques V+