Tempo
|
A+ / A-

Depressão Filomena traz chuva, vento forte e neve

06 jan, 2021 - 07:57 • Lusa

Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu aviso laranja para algumas regiões.

A+ / A-

Até sexta-feira, o arquipélago da Madeira e o sul de Portugal continental vão ser afetados por vento forte, chuva e agitação marítima associados à passagem da depressão Filomena.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) precisa que os efeitos da depressão Filomena, que está centrada a sul do arquipélago dos Açores e associada a um sistema frontal de atividade moderada a forte, vão afetar o estado do tempo no arquipélago da Madeira e no sul do continente

No arquipélago da Madeira os efeitos da depressão serão sentidos pelo aumento da intensidade do vento a partir da tarde de hoje, prolongando-se até ao final da manhã de sexta-feira, com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo até 110 quilómetros por hora nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.

"Associado a esta depressão, prevê-se um aumento da agitação marítima na costa norte e em Porto Santo, com ondas de noroeste e altura significativa de 4 a 5 metros, passando a ondas de nordeste com 5 a 6 metros na sexta-feira", adianta o IPMA.

Por causa da depressão, estão também previstos períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoada.

Na sexta-feira, há também a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira até final da manhã.

Na sequência da situação meteorológica, o IPMA emitiu aviso laranja para as regiões montanhosas da ilha da Madeira entre as 18h00 de hoje e as 12h00 de quinta-feira por causa do vento forte de norte/nordeste, com rajadas até 120 quilómetros por hora.

A costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo também estão sob aviso laranja por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de nordeste com 5 a 6 metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima entre as 21h00 de quinta-feira e as 6h00 de sexta-feira.

O IPMA colocou hoje o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo por causa da previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada a partir de hoje e até às 6h00 de sexta-feira.

Em Portugal continental, os efeitos da depressão serão sentidos essencialmente na região Sul entre a tarde de hoje e sexta-feira, prevendo-se um aumento da intensidade do vento sendo por vezes forte (até 45 quilómetros por hora) de nordeste, em especial na serra de Monchique e junto ao litoral, onde as rajadas poderão atingir 60/70 quilómetros por hora.

No continente, todos os distritos estão sob aviso amarelo devido ao tempo frio até às 9h00 de quinta-feira. O distrito de Faro está ainda (entre as 15h00 de hoje e as 9h00 de quinta-feira) sob aviso amarelo por causa da agitação marítima.

Nos Açores, os grupos ocidental (Flores e Corvo) e Central (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira) estão sob aviso amarelo por causa do vento e da agitação marítima até às 18h00 de hoje (19h00 em Lisboa).

O grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) está sob aviso amarelo devido à previsão de chuva até às 12h00 de hoje (13h00 em Lisboa) e de vento forte até às 00h00 de quinta-feira (1h00 em Lisboa).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+