Tempo
|
A+ / A-

Burla. Vendiam veículos de gama alta que compravam através de leasing

06 jan, 2021 - 10:31 • Marta Grosso

O esquema envolvia uma sociedade criada no estrangeiro e permitiu sacar às vítimas mais de 100 mil euros

A+ / A-

A Polícia Judiciária deteve um homem de 53 anos e uma mulher de 50, que aliciavam pessoas para a compra de automóveis de gama alta, atraindo-os para um esquema de burla qualificada e falsificação.

A informação foi enviada nesta quarta-feira à Renascença. Em comunicado, a diretoria do Sul da PJ informa que os detidos aliciavam as vítimas para a compra de viaturas automóveis de gama alta, que seriam importadas a preços muito competitivos, para posterior legalização em Portugal.

Após receberem os valores solicitados para o negócio, os suspeitos terão procedido à celebração de contratos em regime de leasing e de Aluguer de Longa Duração (ALD) sobre veículos de elevado valor, através de sociedade por eles constituída no estrangeiro, pagando as prestações iniciais.

Entregaram depois os veículos aos compradores, criando-lhes a convicção de que o negócio era legítimo e de que a propriedade das viaturas lhes seria transferida.

Na sequência deste engano receberam quantias monetárias adicionais, as quais exigiram como compartida pela aquisição/legalização dos veículos.

Contudo, os dois detidos apenas efetuaram o pagamento das primeiras prestações das viaturas, deixando de pagar as restantes.

A operação “Roda Balcânica”, da Polícia Judiciária (decorrente do inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal, DIAP, de Faro), permitiu localizar e identificar os suspeitos, que têm antecedentes policiais por crimes de burla qualificada e falsificação, tendo sido emitidos mandados de detenção.

Os arguidos serão presentes à Autoridade Judiciária para primeiro interrogatório judicial e para a eventual aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

A PJ estima que, até ao momento, os dois terão conseguido obter dos lesados um montante de cerca de centena e meia de milhares de euros. Foram localizadas e apreendidas várias viaturas de gama alta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+