Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Mais de um milhão de doses da vacina administradas na União Europeia

06 jan, 2021 - 19:29 • Lusa

Uma segunda vacina, da norte-americana Moderna, foi autorizada esta quarta-feira por Bruxelas.

A+ / A-

Veja também:


Mais de um milhão de residentes na União Europeia já receberam uma dose da vacina contra a Covid-19, com os dinamarqueses, alemães e italianos a liderarem o processo, segundo um relatório divulgado esta quarta-feira pela agência France-Press (AFP).

Desde o início da campanha europeia de vacinação, no final de dezembro, pelo menos 1,1 milhões de pessoas, cerca de 0,2% da população da UE, receberam uma dose da vacina da Pfizer-BioNTech, uma aliança norte-americana e alemã, a única até agora administrada no bloco europeu.

Uma segunda vacina, da norte-americana Moderna, foi autorizada esta quarta-feira por Bruxelas.

Em comparação, os Estados Unidos administraram já a primeira dose de vacina (que é dada em duas doses) a mais de 4,84 milhões de pessoas (1,5% da população), a China a mais de 4,5 milhões de pessoas (0,3% em 31 de dezembro), Israel a 1,49 milhões (17,2%) e o Reino Unido a mais de 1,3 milhões (1,9%), sendo que todos estes países iniciaram a campanha antes da UE.

Na União Europeia, a Alemanha administrou o maior número de vacinas (367.331), à frente de Itália (260.948), Polónia (140.226), Espanha (139.339) e Dinamarca (63.312), de acordo com os últimos dados disponíveis.

Em proporção à sua população, a Dinamarca foi a que mais vacinou na UE, com 1,1% da população dinamarquesa a ter recebido já a primeira dose, muito à frente da Alemanha (0,44%), Itália (0,43%) e Eslovénia (0,43%).

Ainda assim, essas taxas são muitos distantes das apresentadas por Israel (17,2%) ou Emirados Árabes Unidos (8,4%), atualmente na liderança da matéria, que começaram a vacinar nos dias 19 e 14 de dezembro, respetivamente.

Por sua vez, quase todos os países membros da UE iniciaram a campanha entre os dias 26 e 29 de dezembro, com exceção dos Países Baixos, que só começaram esta quarta-feira.

Além dos Países Baixos, outros países estão a ficar para trás. Este é particularmente o caso da França (mais de 7.000 inoculações), Áustria (8.360), Bulgária (5.448) e Irlanda (4.000), que vacinaram menos de 0,1% das respetivas populações.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.869.674 mortos resultantes de mais de 86,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+