Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Democratas conquistam o senado dos Estados Unidos

06 jan, 2021 - 22:13

Com a eleição de dois senadores democratas na Geórgia os republicanos perderam o controlo do senado depois de já terem perdido a Casa Branca e não terem conseguido recuperar a Câmara dos Representantes.

A+ / A-

O Partido Democrata conquistou os dois lugares do Senado que estavam em disputa no Estado da Geórgia e conseguiram assim recuperar o controlo daquela câmara.

Com esta vitória, muito significativa, os Democratas consolidam o comando de todos os órgãos de poder nos Estados Unidos a nível federal. Em novembro já tinham conseguido manter o controlo da Câmara dos Representantes e ganharam a Casa Branca.

A decisão foi anunciada no dia em que o Congresso dos Estados Unidos ia confirmar a eleição de Joe Biden. O ato foi interrompido, porém, pela invasão do Capitólio por milhares de manifestantes pró-Trump que se tinham reunido no exterior ao princípio da tarde para protestar contra o que afirmam ter sido uma eleiçao roubada.

Jon Ossoff e Raphael Warnock venceram as eleições para o senado na Geórgia, um dos estados que Donald Trump diz que deveria ter ganho na eleição presidencial. Ambas as vitórias foram por margens mínimas, mas chegam para virar o Senado para o lado dos democratas pela primeira vez numa década.

Com ambas as câmaras do Congresso nas mãos do Partido Democrata, Biden fica com o caminho livre para governar o país segundo a sua agenda política, sem o perigo de ser bloqueado pelo senado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+