Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidência europeia. Costa e Michel acertam agulhas em tempo (ainda) de pandemia

05 jan, 2021 - 07:03 • José Pedro Frazão

É o primeiro grande dia de ação, em termos públicos, da Presidência Portuguesa da União Europeia. Ao final do dia, o CCB recebe os dirigentes para um concerto que junta orquestra e fado e conta com a participação da maestrina Joana Carneiro.

A+ / A-

O primeiro-ministro português recebe nesta terça-feira o presidente do Conselho Europeu para uma reunião de trabalho. Charles Michel deverá acertar com António Costa os detalhes estratégicos da Presidência Portuguesa tendo em conta os desenvolvimentos das últimas semanas ao nível da situação epidemiológica de Covid-19 na Europa.

Os dois responsáveis políticos vão passar em revista os próximos passos da Presidência, após os entendimentos firmados no Natal e Ano Novo, como o acordo comercial fechado com o Reino Unido e o acordo de princípio de investimentos entre a China e a UE.

Em cima da mesa vai estar também a análise da possível realização presencial das reuniões da Presidência Portuguesa, tendo em conta a situação pandémica. O primeiro teste será já na próxima semana com a reunião dos comissários europeus com a Presidência Portuguesa.

No semestre anterior, esta reunião foi virtual presidida pelas alemãs Angela Merkel e Ursula Von der Leyen. Se for presencial, de acordo com informações recolhidas pela Renascença junto da Presidência Portuguesa, a Comissão aterrará em Lisboa com cinco a seis comissários, encabeçados pela presidente Von der Leyen, para reuniões de trabalho com o Governo português e encontros com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

Antes disso, na quinta-feira, é a vez de o presidente do Eurogrupo visitar Lisboa para reuniões com o ministro das Finanças.

Mas, voltando a esta terça-feira, pelas 15h30, o presidente do Conselho Europeu é esperado no Centro Cultural de Belém (CCB) para uma reunião com o Costa, Santos Silva e Ana Paula Zacarias, a que se seguirá uma conferência de imprensa conjunta com António Costa.

Os dois responsáveis assistem depois, pelas 18h30, ao concerto inaugural da Presidência Portuguesa – um concerto transmitido pela RTP e que conta com a participação dos fadistas Carminho, Ana Moura, Sara Correia e Camané, bem como da Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pela maestrina Joana Carneiro.

Entre estes dois momentos (conferência de imprensa e concerto), Charles Michel irá com António Costa ao Mosteiro dos Jerónimos para visitar a placa que lá está e que assinala que, neste mês, há 35 anos, Portugal entrava oficialmente na Comunidade Económica Europeia, depois da assinatura do Tratado de Adesão, ali, em 12 de junho de 1985.

Nesta terça-feira, Michel e Costa vão também analisar a possibilidade de organizar a Cimeira União Europeia/África ainda neste semestre. Para que ela aconteça de forma presencial, os responsáveis portugueses esperam que a realização da reunião no segundo trimestre em Bruxelas possa permitir incluir aquilo que o primeiro-ministro português já definiu como um "momento imperdível" nesta Presidência.

Portugal assume, assim, a sua quarta presidência do Conselho da União Europeia, que começou no dia 1 de janeiro, mas que hoje tem a sua abertura oficial. Lisboa sucede a Berlim e tem mandato até junho, sob o lema “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”.

Na presidência rotativa a UE, seguir-se-á a Eslovénia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+