Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: Dois lares da Misericórdia de Mêda com 129 infetados

05 jan, 2021 - 14:33 • Lusa

Os utentes infetados estão sob vigilância e, na sua maioria, estão assintomáticos.

A+ / A-

Veja também:


O surto de infeções com o novo coronavírus em dois dos três lares de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Mêda atingiu 97 utentes e 32 funcionários, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição.

Segundo Anselmo Sousa, que também é o presidente da Câmara de Mêda, no distrito da Guarda, os surtos de infeções com covid-19 verificam-se no Lar Joaquim Nunes Saraiva - Fase 1 (que possui um total de 70 utentes) e no Lar de Nossa Senhora de Fátima (com 46 utentes).

O responsável disse à Lusa que no Lar Joaquim Nunes Saraiva – Fase 1 foram detetados, na semana passada, 65 doentes e 26 funcionários infetados com o novo coronavírus, sendo que dois utentes, com patologias graves associadas, acabaram por falecer.

Posteriormente, foram realizados testes a todos os utentes e funcionários de mais dois lares da instituição que revelaram 32 utentes e seis funcionários com resultado positivo no Lar de Nossa Senhora de Fátima.

No terceiro lar de idosos da Misericórdia de Mêda, no Lar Joaquim Nunes Saraiva – Fase 2 (com 35 utentes) “não foram registados casos positivos em utentes e funcionários”, indicou Anselmo Sousa.

O responsável referiu que os utentes infetados estão sob vigilância e, na sua maioria, estão assintomáticos.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mêda referiu ainda que a direção da instituição, a Câmara Municipal, a Segurança Social e as entidades da área da Saúde estão a acompanhar em permanência o evoluir da situação nos dois lares com infetados pelo SARS-CoV-2, vírus da covid-19.

Anselmo Sousa acrescentou que já está a atuar uma Brigada de Intervenção Rápida da Segurança Social e, na quarta-feira, devem chegar à instituição nove voluntários do projeto nacional Portugal COmVIDas, que irão dar “uma grande ajuda”.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.854.305 mortos resultantes de mais de 85 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.186 pessoas dos 431.623 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+