Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Procurador europeu. Gabinete da ministra conhecia informação com erros

04 jan, 2021 - 13:44 • Liliana Monteiro

Renascença teve acesso a uma nota da Direção-Geral da Política da Justiça (DGPJ) sobre a demissão de Miguel Romão, que reconhece lapsos e fala em "exploração de um erro”. Gabinete da ministra da Justiça teve acesso a informação errada.

A+ / A-

Os “lapsos” na comunicação de informação sobre o procurador José Guerra levaram o diretor-geral da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ), Miguel Romão, a colocar o cargo à disposição da ministra da Justiça, demissão que foi aceite.

A informação foi enviada a 29 de novembro de 2019 para a Procuradoria Europeia na sequência da apresentação do candidato português ao lugar: José Guerra.

Numa nota emitida na sequência do anúncio da demissão, a Direção-Geral da Política da Justiça (DGPJ) adianta que da carta consta que “a informação foi preparada na sequência de instruções recebidas e o seu conteúdo integral era do conhecimento do gabinete da senhora ministra da Justiça desde aquela data”.

“Foi remetida à Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), mediante indicação direta desta Representação de muita urgência no seu envio; e, simultaneamente, à Direção-Geral dos Assuntos Europeus (Ministério dos Negócios Estrangeiros). Dizia respeito à fundamentação da opção por um determinado senhor magistrado do Ministério Público para o cargo de Procurador Europeu por parte de Portugal”, acrescenta a nota da DGPJ

O mesmo documento reconhece que “houve duas informações erradas prestadas pela Direção-Geral da Política de Justiça, por lapso de análise”, nomeadamente: “a indicação da categoria profissional como sendo de procurador-geral adjunto, em vez de procurador da República; e a indicação da acusação, e não do julgamento, no processo UGT”.

O comunicado da DGPJ considera que se tratam de “lapsos materiais facilmente verificáveis, desde logo perante o currículo igualmente na posse dos serviços do Conselho da União Europeia”.

Entendeu assim o diretor-geral da Política de Justiça “colocar o seu cargo à disposição, no cumprimento da lógica republicana de que erros administrativos que afetem a reputação e dignidade do serviço público devem ser assumidos pelo dirigente dos serviços, independentemente da sua prática direta ou de responsabilidade do próprio, o que naturalmente não ocorreu neste caso concreto”.

A Direção-Geral da Política da Justiça esclarece, também, que “nada, nem nas instruções da senhora ministra da Justiça, nem no desempenho dos profissionais da DGPJ, foi feito no sentido de deturpar intencionalmente a verdade ou as qualificações de qualquer candidato, e o brio e capacidades dos profissionais da DGPJ não devem ser postos em causa ao serviço da simples exploração de um erro”.

O procurador José Guerra foi o candidato indicado pelo Conselho Superior do Ministério Público/Procuradoria-Geral da República como o mais graduado quantitativamente para o exercício do cargo de procurador europeu, indicação que o Ministério da Justiça entendeu seguir, em 28 de fevereiro de 2019.

Foi também o candidato preferencial na avaliação curricular e entrevistas que a Assembleia da República teve oportunidade de fazer a todos os candidatos, em comissão presidida por Regina Bastos, em 22 de março de 2019, conforme documentos públicos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    04 jan, 2021 Viseu 18:23
    Van Dunem deve demitir-se ou ser demitida! É uma vergonha!
  • Filipe
    04 jan, 2021 évora 14:40
    Terá sido mesmo um erro ou uma prática comum dos Magistrados corruptos e criminosos de Portugal ? Altamente impunes a tudo até nas suas decisões contrárias aos Direitos Humanos . Gente sem dignidade que perseguem inocentes , os metem nas cadeias e depois no fim são eles que deviam estar presos . Então , o caso Sócrates que tinha lá o Inglês por "fax" foi o que foi ... faltou o meterem na fogueira como na época da caça às Bruxas . O Povo é esquecido , até esqueceu que meteu um dia um em 1º Ministro na rua e depois o elegeu como Presidente da República . Que vergonha de gente indigna de ostentarem a Nacionalidade Portuguesa .

Destaques V+