Tempo
|
A+ / A-

Covid-19: Hospital de Portalegre "está a dar apoio" ao hospital de Évora

04 jan, 2021 - 12:32 • Lusa

Hospital de Évora informou no domingo que as pessoas infetadas pela covid-19, ou os casos suspeitos, não devem ser encaminhadas para aquela unidade, devido ao “extraordinário aumento” de afluxo de doentes nos serviços.

A+ / A-

Veja também:


O hospital de Portalegre “está a dar apoio” ao hospital de Évora, depois desta unidade ter anunciado que tem registado um “extraordinário aumento” de afluxo de doentes nos serviços devido à pandemia da covid-19.

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) explica, em comunicado, que através da sua urgência médico-cirúrgica e do seu serviço de urgência da Área Dedicada a Doenças Respiratórias (ADR-SU) “já está a dar apoio” às urgências do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).

O HESE informou no domingo que as pessoas infetadas pela covid-19, ou os casos suspeitos, não devem ser encaminhadas para aquela unidade, devido ao “extraordinário aumento” de afluxo de doentes nos serviços.

“Devido ao extraordinário aumento de afluxo de doentes na ADR-SU, foi necessário enviar, ontem à noite [sábado], por volta das 20:30, para o centro de orientação de doentes urgentes (CODU) a informação desta situação, dando indicação de que, por este motivo, os doentes covid ou suspeitos covid não deverão ser encaminhados para o HESE”, lê-se num comunicado, enviado no domingo à agência Lusa.

O HESE explicava que esta medida “está a ser reavaliada a cada 12 horas” e que “afeta apenas” os “doentes covid ou suspeitos covid” enviados pelo CODU.

“Todos os restantes [doentes] serão atendidos como habitualmente, pelo que o serviço de urgência geral continuará a dar resposta aos doentes urgentes com outras patologias”, lê-se no documento.

De acordo com o HESE, no sábado à noite estavam internados “69 doentes com covid-19”, estando “oito” em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), o que significa “o maior número registado até ao momento” desde o início da pandemia.

“A enfermaria covid-3 iniciou o funcionamento em 23 de dezembro com 20 camas e já está lotada e o espaço da enfermaria covid-1 foi alargado, passando a utilizar o espaço das instalações da futura Unidade de Cuidados Intensivos, num total de 10 camas, que se encontra quase lotada”, acrescentam.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.835.824 mortos resultantes de mais de 84,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.118 pessoas dos 427.254 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+