Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Celeste tem 100 anos e é a primeira utente de um lar a ser vacinada contra a Covid-19

04 jan, 2021 - 15:05 • Cristina Nascimento

Começou a campanha de vacinação em lares de idosos. Objetivo é vacinar 200 mil utentes e funcionários nos próximos dois meses, afirma a ministra Ana Mendes Godinho.

A+ / A-

Veja também:


Está vacinada contra a Covid-19 a primeira pessoa a residir num lar de idosos em Portugal. Chama-se Celeste Heleno e tem 100 anos e é residente da Casa de Idosos de São José das Matas, no concelho de Mação,.

"É um dia de grande esperança para todos", disse a ministra do Trabalho e da Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que assistiu ao momento. A governante garantiu ainda, em declarações aos jornalistas, que o plano de vacinação dos lares inclui aqueles que não têm licença para operar. Em dois meses, estimou a ministra, serão vacinadas 200 mil pessoas.

Também presente nesta ocasião esteve o presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, Lino Maia, que manifestou o desejo de ter todos os residentes de lares vacinados até dia 6 de março, dia em que precisamente há um ano foram suspensas as visitas a este tipo de instituições. "Há expectativas que isso acontecerá", disse Lino Maia.

Neste lar serão vacinadas 51 pessoas, entre utentes e funcionários. Nesta primeira fase de vacinação dos lares, espera-se vacinar 250 mil pessoas, de 150 instituições sobretudo no Alentejo e Norte do país. De acordo com os planos, a totalidade dos residente em lares deve estar vacinado até ao princípio de março.

A ministra Ana Mendes Godinho revelou ainda que, para já e apesar do início da vacinação, “não há qualquer indicação de alteração de regras das medidas de prevenção” neste tipo de instituições.

Depois de se ter iniciado o processo no dia 27 de dezembro com a administração da primeira dose da vacina da Pfizer-BioNTech a profissionais de saúde, a ministra da Saúde, Marta Temido, tinha assegurado que a primeira fase da campanha de vacinação iria alargar-se aos lares situados nos 25 concelhos em risco extremo de incidência da Covid-19, de acordo com os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+