Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Casos de Covid aumentam no Porto. “Deixa-nos de pé atrás sobre o que vai acontecer nas próximas semanas”

04 jan, 2021 - 11:17 • Eunice Lourenço

Diretor da unidade de Urgência e Medicina Intensiva do Hospital de São João não tem dúvidas de que a época natalícia contribuiu para o aumento dos contágios.

A+ / A-

Veja também:


O número de casos de Covid-19 está a aumentar de modo preocupante, avisa nesta segunda-feira o diretor da unidade de Urgência e Medicina Intensiva do Hospital de São João, no Porto.

“A percentagem de doentes desses suspeitos que são positivos anda novamente nos 25%-30%. Este é talvez o nosso principal alerta de que há um agravamento da situação no que à Covid diz respeito”, afirma Nelson Pereira aos jornalistas.

“Desse ponto de vista, deixa-nos claramente de pé atrás sobre o que vai acontecer nas próximas semanas”, acrescenta.

Na opinião deste responsável, o aumento de casos deve-se ao aumento de contactos nos últimos dias.

“É certamente efeito da época natalícia, no sentido de que não é só o dia 24 ou o dia 25 que produz este efeito. Todo o ambiente à volta das festas faz com que as pessoas contactem mais, se mobilizem mais e, portanto, o número de contactos naturalmente aumenta e também aumenta o número de novos casos”, explica.

Nelson Pereira pede, por isso, que os cidadãos agora retomem os cuidados e as restrições de contactos que têm vigorado para combater a pandemia.

A vacinação nos lares de idosos arranca esta segunda-feira em Portugal continental, em Mação, Santarém, com mais de 100 pessoas de duas instituições a receberem a vacina, segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).

Os utentes e funcionários da Casa de Idosos de São José das Matas (51 pessoas) e da Santa Casa da Misericórdia de Cardigos (61 pessoas) serão os primeiros a receber as vacinas.

Em Portugal, morreram 7.118 pessoas dos 427.254 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+