Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Índia aprova vacina da AstraZeneca

02 jan, 2021 - 12:12 • Sofia Freitas Moreira com Reuters

É a primeira vacina aprovada para uso urgente, no segundo país mais afetado pela pandemia.

A+ / A-

Veja também:


A Índia deu luz verde à vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. É o primeiro passo em direção à gigante campanha de vacinação, no segundo país mais populoso do mundo.

É a primeira vacina aprovada para uso urgente, no segundo país mais afetado pela pandemia a seguir aos Estados Unidos. A Índia já comprou cerca de 50 milhões de doses da vacina aprovada.

De acordo com a agência Reuters, o ministro da Informação e Radiodifusão indiano, Prakash Javadekar, avança que há mais três vacinas à espera de aprovação. Tratam-se das vacinas COVAXIN, da empresa local Bharat Biotch, a ZyCoV-D, da Zydus Cadila, e a vacina russa Sputnik-V.

“A Índia é provavelmente o único país onde pelo menos quatro vacinas estão a ser preparadas”, disse o ministro.

A vacina aprovada da AstraZeneca está a ser produzida em território nacional, pelo Instituto Serum da Índia (SII, na sigla original), o maior produtor de vacinas do mundo.

A organização responsável pelo controlo de drogas no país planeia anunciar mais detalhes quanto à vacinação durante o dia de sábado.

O regulador indiano também já recebeu um pedido de aprovação de uso urgente para a vacina produzida pela Pfizer e pela alemã BioNTech, a primeira vacina a assegurar aprovação regulada no Ocidente.

A Índia já registou mais de dez milhões de casos de Covid-19, desde o início da pandemia, apesar de a taxa de transmissão ter vindo a diminuir significativamente desde meados de setembro de 2020.

O país espera inocular 300 milhões dos 1.35 mil milhões de cidadãos, durante os primeiros seis a oito meses de 2021.

Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+