Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quatro pontes, onze feriados. 2021 é um bom ano para o "tetris" das miniférias

30 dez, 2020 - 16:00 • Redação

Quem more, por exemplo, no Porto pode ainda adicionar mais uma ponte ao calendário de férias. Este ano, o São João, que se comemora a 24 de junho, calha a uma quinta-feira

A+ / A-

O calendário para 2021 está a favor dos portugueses. Após um ano de quase-clausura forçada, os próximos 365 dias vão oferecer muitas oportunidades para, quem puder (e quiser), tirar umas miniférias, se souber jogar o tetris dos dias livres.

Há quatro pontes e onze feriados em dias úteis, o primeiro dos quais já esta sexta-feira, dia 1 de janeiro. Ou seja, para muitas famílias portuguesas, o ano irá começar já um fim-de-semana prolongado.

A primeira ponte surge em fevereiro. O Carnaval calha a 16, uma terça-feira, por isso dia 15, segunda-feira, poderá ser também um dia de descanso – para aqueles que tenham direito.

A segunda e terceira ponte aparecem em junho. Como é hábito, 3 e 10 de junho, Corpo de Deus e Dia de Portugal, respetivamente, calham ambos em quintas-feiras. Para funcionários públicos (mas não só), 4 e 11 vão ser também dias de pausa.

Por último, a quarta ponte está ligada ao 5 de outubro, feriado da implementação da República Portuguesa, uma terça-feira.

Quem more no Porto pode ainda adicionar mais uma ponte ao calendário de férias. Este ano, o São João, que se comemora a 24 de junho, calha a uma quinta-feira, o que abre portas aos nortenhos para mais uma ponte. Os lisboetas, em 2021, têm azar: o Santo António, a 13 de junho, calha num domingo.

Os feriados

Em 2021, a Páscoa irá calhar logo no arranque de abril. No dia 2, Sexta-Feira Santa, calha – como é implícito – numa sexta-feira. Já o dia de Páscoa, 4 de abril, irá ser num domingo.

O 25 de Abril coincidirá também com um domingo. O 1 de Maio, dia do Trabalhador, será num sábado. O 15 de Agosto, dia de Assunção de Nossa Senhora, ocorrerá num domingo.

O Dia de Todos os Santos, 1 de novembro, irá ser comemorado numa segunda-feira. Já em dezembro, os feriados de 1 e 8 caem em duas quartas-feiras consecutivas. Para terminar o ano, o Natal e Ano Novo, 25 e 1, ao contrário deste ano, não vão alargar os fim-de-semanas das festividades. Ambas as datas calham em sábados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+