Tempo
|
A+ / A-

Com vaga de frio a chegar, Porto ativa plano de contingência para pessoas sem abrigo

30 dez, 2020 - 16:21 • Lusa

Vaga de frio chega a Portugal na sexta-feira. Câmara prevê a abertura da estação de Metro dos Aliados durante a noite.

A+ / A-

A Câmara do Porto ativou esta quarta-feira o Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo devido à vaga de frio esperada a partir de sexta-feira, prevendo-se a abertura da estação de Metro dos Aliados durante a noite.

"Tendo em conta que as temperaturas mínimas, previsivelmente, se irão situar abaixo dos três graus centígrados durante pelo menos três dias consecutivos a partir de dia 01 de janeiro de 2021, a Câmara do Porto colocou em marcha medidas extraordinárias para valer à população em situação de sem-abrigo. Desde as 08:00 desta quarta-feira está ativo o Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo - Vaga de Frio 2020/2021", assinala o município em comunicado.

Segundo a autarquia, a decisão foi tomada na sequência de uma reunião extraordinária do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) Porto, tendo em consideração a necessidade de rastreio de sem-abrigo que pretendam ir para o Centro de Acolhimento de Emergência Covid-19, estrutura criada nas instalações do antigo Hospital Joaquim Urbano, que tem capacidade para 40 pessoas.

Este Centro de Acolhimento de Emergência Covid-19 foi criado em março pela autarquia, naquelas instalações onde há cerca de quatro anos foi criado um Centro de Acolhimento Temporário para sem-abrigo com 35 vagas.

Num trabalho de cooperação entre o Departamento de Coesão Social, a Segurança Social, a Polícia Municipal, a Proteção Civil Municipal, o Batalhão de Sapadores, a Médicos do Mundo e outras organização não-governamentais, hoje e na quinta-feira as equipas de rua vão sensibilizar as pessoas em situação de sem-abrigo a integrar o Centro de Acolhimento, de forma a articular a programação, transporte e rastreio dos interessados.

Este trabalho terá também a colaboração dos Agrupamentos de Centros de Saúde Porto Ocidental e Porto Oriental para a testagem à Covid-19, à entrada no Centro.

O município refere ainda que, a partir de sexta-feira, e durante os dias em que o Plano de Contingência se mantiver ativo, duas equipas multidisciplinares vão percorrer as ruas do Porto, garantindo o transporte” de quem queira pernoitar na estação de Metro dos Aliados.

A estação vai estar aberta durante a noite, entre as 21:00 e as 08:00, enquanto vigorar o Plano de Contingência.

Serão também providenciados cobertores e alimentação e, no dia seguinte, os interessados serão conduzidos para o Centro de Acolhimento de Emergência.

As equipas da Proteção Civil e de voluntários reforçarão o apoio com cobertores, alimentação e bebidas quentes às pessoas que não aceitem as possibilidades colocadas à disposição.

Em paralelo, acrescenta a autarquia, será feito um esforço junto das estruturas de acolhimento para aumentar a capacidade de receber as pessoas que o desejarem, caso venha a ser necessário, nomeadamente junto dos Albergues Noturnos do Porto, Norte Vida, Misericórdia e AMI.

Os três restaurantes solidários mantêm-se em funcionamento, assegurando cerca de 500 refeições diárias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+