Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Reino Unido é o primeiro país a aprovar vacina da AstraZeneca/Oxford

30 dez, 2020 - 07:10 • Marta Grosso com Reuters

“Um triunfo da ciência britânica”, diz Boris Johnson. O país encomendou 100 milhões de doses. Esta é a segunda vacina a entrar no programa de imunização, iniciado em 8 de dezembro no Reino Unido. A primeira foi a da Pfizer/BioNTech.

A+ / A-

Veja também:


A Grã-Bretanha tornou-se, nesta quarta-feira, no primeiro país do mundo a aprovar a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca contra o novo coronavírus.

"O Governo aceitou hoje a recomendação da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) para autorizar o uso da vacina COVID-19 da Universidade de Oxford/AstraZeneca", anunciou o Ministério da Saúde.


A vacina foi autorizada para uso de emergência e a autorização foi dada a um regime de duas doses. O Reino Unido já encomendou 100 milhões de doses, o que permitirá vacinar 50 milhões de cidadãos.

Segundo o diretor executivo da AstraZeneca, a vacinação deverá começar no início do próximo ano. Até ao final de março, o laboratório britânico conta estar a “distribuir milhões de doses”.


O primeiro-ministro britânico, Boris Jonhson, já reagiu, dizendo que é uma notícia “verdadeiramente fantástica”, reveladora do “triunfo da ciência britânica”.

“Vamos agora preparar-nos para vacinar o maior número de pessoas e o mais rapidamente possível”, avança.


Na segunda-feira, a AstraZeneca anunciou ter encontrado “a fórmula vencedora” para a sua vacina. “Acreditamos que encontrámos a fórmula vencedora e como alcançar uma eficácia que, com duas doses, é tão elevada como as outras vacinas”, avançou ao “Sunday Times” o diretor executivo.

Segundo Pascal Soriot, a vacina garante uma “proteção a 100%” contra as formas mais graves da doença, mas não deu mais explicações, deixando-as para mais tarde.

Nesta quarta-feira, um dos médicos envolvidos no desenvolvimento desta vacina veio dizer que uma dose tem perto de 70% de eficácia depois de 21 dias de inocuação, antes da administração da segunda dose.

“Os dados que nos deram – e que não estou certo de que sejam do domínio público – calculam a eficácia da vacina entre o 22.º dia da primeira dose e a altura em que é dada a segunda dose e o número é cerca de 70%”, afirma Wei Shen Lim, president do Comité Conjunto para a Vacinação e Imunização Covid-19.

Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?

O Reino Unido foi o primeiro país europeu a iniciar a vacinação contra a Covid-19, usando a vacina desenvolvida pea Pfizer/BioNTech, que revelou uma eficiência de 95%.

Mas o país enfrenta agora uma nova variante do vírus, que se está a revelar muito mais contagiosa. A AstraZeneca e outros laboratórios já anunciaram estar a investigar a eficácia da sua vacina contra esta nova estirpe.

A pandemia causada pelo novo coronavírus começou há um ano, em Wuhan (China), e já matou 1,7 milhões de pessoas em todo o mundo, provocando também o caos na economia global.

Na terça-feira, o Reino unido bateu mais um recorde de infeções diárias, com mais de 53 mil novos casos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    30 dez, 2020 Lisboa 09:52
    Pergunto porque é que das várias candidatas, só a Pfizer está aprovada ,e a da Moderna ou esta da Oxford, ainda não estão? A Pfizer já mostrou dificuldades em cumprir o plano - 20% da capacidade já está a sofrer atraso. Não seria de reforçar, aprovando outras vacinas e trazendo mais capacidade de produção?

Destaques V+