Tempo
|
A+ / A-

Português Rogério Gaspar vai chefiar departamento de regulação da OMS

30 dez, 2020 - 17:08 • Redação

Professor catedrático da Faculdade de Farmácia de Lisboa, Rogério Gaspar será responsável por avaliar medicamentos e vacinas de combate à Covid-19 que serão distribuídos nos países em desenvolvimento.

A+ / A-

Rogério Gaspar vai assumir, já em janeiro de 2021, a liderança do Departamento de Regulação e Pré-qualificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra.

No cargo, o professor catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa terá como uma de várias missões avaliar medicamentos e vacinas de combate à Covid-19, que têm como destino os países em desenvolvimento. O departamento que Rogério Gaspar vai chefiar é o responsável por regular o acesso a medicamentos no quadro da ONU.

A notícia foi avançada na terça-feira pelo portal da Faculdade de Farmácia.

Rogério Gaspar vai substituir na OMS a anterior diretora do departamento, a irlandesa Emer Cooke, que entretanto assumiu funções como diretora-executiva da Agência Europeia do Medicamento (EMA), com sede em Amesterdão.

Anteriormente, Rogério Gaspar foi vice-presidente do Infarmed e membro do Conselho de Administração da EMA, tendo supervisionado e participado em diferentes projetos nesta área nas Américas, África, Sudeste Asiático e em vários países da União Europeia.

Entre 2013 e 2017 integrou a reitoria da Universidade de Lisboa, tendo como pelouro as áreas da Investigação & Desenvolvimento, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento.

Rogério Gaspar é ainda vice-presidente da European Federation of Pharmaceutical Sciences (EUFEPS), coordenador da European Science for Health (EurSci4Health) e presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Farmacêuticas (SPCF), indica o mesmo portal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+