Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Noruega: Quinze desaparecidos após derrocada em zona residencial

30 dez, 2020 - 17:44 • Redação com Reuters

“É uma catástrofe”, afirma a primeira-ministra. Cerca de 700 pessoas foram retiradas da zona de risco na aldeia de Ask.

A+ / A-

Dez feridos e 15 desaparecidos é o balanço provisório de uma derrocada registada esta quarta-feira numa zona residencial da localidade de Ask, no sul da Noruega.

Dezenas de edifícios foram atingidos pela massa de rocha e lama às primeiras horas do dia em Gjerdrum, a cerca de 30 quilómetros da capital Oslo, avança a polícia.

As imagens do local divulgadas pelas televisões mostram uma enorme cratera com os destroços de edifícios no fundo. Outras casas estão à beira do buraco criado pela derrocada.

Cerca de 700 pessoas foram retiradas da zona, até agora, avança fonte da polícia.


As operações de busca e salvamento prosseguem. Socorristas foram levados de helicóptero até aos destroços das casas atingidas pela derrocada.

“Houve dois enormes tremores que duraram algum tempo e eu pensei que estivessem a retirar neve ou coisa do género”, disse Oeystein Gjerdrum, dos moradores, à estação NRK.

A mesma testemunha conta que depois houve um corte de energia e um vizinho apareceu a dizer que tinham de fugir.

A primeira-ministra, Erna Solberg, deslocou-se ao local e fala numa “catástrofe”.

“Pode haver pessoas presas, mas nesta altura não temos certezas, porque estamos em vésperas da passagem de ano e as pessoas podem estar noutro lado”, declarou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+