Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Covid-19. Irlanda em confinamento total a partir das 00h00 de quinta-feira

30 dez, 2020 - 23:08 • Lusa

Primeiro-ministro irlandês justifica a decisão com um quadro epidemiológico que classifica como "extremamente grave". A Irlanda estava em confinamento parcial desde a semana passada, com cabeleireiros, restaurantes e bares encerrados.

A+ / A-

Veja também:


A Irlanda vai regressar ao confinamento total às 00h00 de quinta-feira, e por um período de pelo menos um mês, devido ao aumento exponencial de infeções por Covid-19, anunciou o primeiro-ministro, Micheál Martin.

A partir das 00h00 de quinta-feira, os irlandeses "devem ficar em casa", só saindo para irem trabalhar, irem à escola ou por "outras razões essenciais".

"Devemos regressar a um confinamento total, a grande escala, por um período de pelo menos um mês", disse o chefe do Governo irlandês, numa declaração transmitida pela televisão.

Micheál Martin classificou a situação como "extremamente grave".

A Irlanda estava em confinamento parcial desde a semana passada, com cabeleireiros, restaurantes e bares encerrados.

Perante o aumento de 61% dos contágios numa semana, o Governo irlandês decidiu encerrar, a partir de quinta-feira, as lojas de comércio não essencial e os pavilhões desportivos.

As escolas mantêm-se abertas, mas o novo trimestre escolar começará em 11 de janeiro, três dias mais tarde do que a data prevista.

"Faremos o que for preciso para travar o vírus", afirmou o primeiro-ministro, assinalando o "crescimento exponencial" das infeções por Covid-19, causadas por um novo coronavírus, e "o aumento acentuado do número de hospitalizações".

A suspensão das ligações aéreas da Irlanda com o Reino Unido, onde foi detetada uma nova estirpe do coronavírus da Covid-19, será prolongada até 6 de janeiro.

A Irlanda, que tem cerca de cinco milhões de habitantes, totaliza mais de 90 mil casos de infeção, dos quais 2.226 mortes.

A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 1.791.033 mortos resultantes de mais de 81,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

A Covid-19 é uma doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 (tipo de vírus), que foi detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+