Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​UE e China alcançam acordo de investimento após seis anos de negociações

30 dez, 2020 - 14:05 • Redação com Reuters

Este acordo de princípio é o culminar de umas negociações iniciadas em 2014. Garante às empresas europeias maior acesso aos mercados chineses e pretende ajustar a relação económica desequilibrada, na perspetiva da Europa.

A+ / A-

A União Europeia (UE) e a China assinaram esta quarta-feira um acordo de investimento, anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Este acordo de princípio é o culminar de umas negociações iniciadas em 2014. Garante às empresas europeias maior acesso aos mercados chineses e pretende ajustar a relação económica desequilibrada, na perspetiva da Europa.

“Hoje, a UE e a China concluíram um acordo de princípio sobre um entendimento de investimento, para um comércio mais equilibrado e oportunidades de negócio”, escreveu Von der Leyen na rede social Twitter.

“A UE tem o maior mercado único do mundo. Estamos abertos a negócios, mas estamos apegados a reciprocidade, igualdade de condições e valores”, sublinhou a presidente da Comissão Europeia.

O Presidente da China, Xi Jinping, considera que o novo acordo de investimento com a União Europeia vai garantir o acesso a mercados maiores e melhores condições para fazer negócios, tanto para os investimentos chineses como europeus.

Este acordo mostra a determinação e confiança da China num processo de abertura, disse Xi Jinping, citado pela agência de notícias oficial Xinhua.


Para o líder chinês, o entendimento agora alcançado vai estimular toda a economia global, numa altura em que o mundo está mergulhado numa crise provocada pela pandemia de Covid-19, e promover a globalização económica e o comércio livre.

Este acordo de princípio é o culminar de umas negociações iniciadas em 2014.

Garante às empresas europeias maior acesso aos mercados chineses e pretende ajustar a relação económica desequilibrada, na perspetiva da Europa.

O acordo deverá ainda demorar, pelo menos, um ano a começar a ser implementado.

A China abre as portas às empresas europeias a setores como viaturas elétricas, hospitais privados, imobiliário, publicidade, indústria naval, serviços de telecomunicações na nuvem, reservas aéreas online e handling aeroportuário.

Em alguns casos, será levantada a condição de operar no mercado chinês em parceria com uma empresa local será levantada.

A China compromete-se, ainda, em acabar com a transferência forçada de tecnologia de empresas estrangeiras e ser mais transparente no que diz respeito a subsídios e em impedir que as empresas estatais discriminem investidores estrangeiros.

O entendimento inclui também compromissos recíprocos ao nível ambiental e dos direitos laborais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+