Tempo
|
A+ / A-

Veja os países com casos reportados da nova estirpe de Covid-19

29 dez, 2020 - 07:50 • Sofia Freitas Moreira com agências

Variantes não são consideradas fatais, nem há indícios de que comprometam a eficácia de vacinas e dos tratamentos encontrados.

A+ / A-
Covid-19. A nova variante que está a preocupar a Europa
Covid-19. A nova variante que está a preocupar a Europa

Veja também:


A nova estirpe do coronavírus SARS-CoV-2 identificada no Reino Unido, no dia 14 de dezembro, e apresentada como 70% mais contagiosa, está a inquietar o mundo. Acredita-se que terá surgido em meados de setembro.

Apesar da inquietação, as variantes identificadas até ao momento não são consideradas mais fatais, nem há indícios de que comprometam a eficácia de vacinas e tratamentos.

Na sequência da identificação desta estirpe, diversos países, dentro e fora da Europa, decidiram suspender as ligações, nomeadamente aéreas, com o Reino Unido, uma lista que tem vindo a aumentar nos últimos dias.

Denominada por alguns especialistas como a linhagem B117, rapidamente se transformou na estirpe de Covid-19 dominante em várias partes do Reino Unido.

A África do Sul reportou uma outra variante, que, aparentemente, é o resultado de uma mutação da variante proveniente do Reino Unido. Conhecida como 501.V2, esta variante tem dominado as mais recentes infeções confirmadas na África do Sul. Ainda a 24 de dezembro, uma outra variante foi identificada na Nigéria.

Que países identificaram casos da nova estirpe?


Índia

A Índia anunciou, esta terça-feira, a deteção de seis pessoas infetadas com a variante do novo coronavírus descoberta em território britânico e que tinham regressado do Reino Unido nas últimas semanas.

O Ministério da Saúde informou em comunicado que os seis pacientes estavam isolados e que os seus companheiros de viagem foram localizados.

A Índia tinha suspendido os voos de e para o Reino Unido até ao final do ano, justificando a decisão com o facto de a nova variante estar "a espalhar-se e a crescer rapidamente".

Austrália

A Austrália anunciou, esta terça-feira, a deteção do primeiro infetado com a variante mais contagiosa do novo coronavírus descoberta na semana passada na África do Sul.

Trata-se de uma pessoa que permanece num centro de quarentena depois de regressar da África do Sul a 22 de dezembro.

"Este é o primeiro caso positivo da variante sul-africana na Austrália", disse a responsável de saúde do estado de Queensland, Yvette D'Ath, em comunicado. As autoridades sanitárias acreditam que o caso não representa um risco de infeção local.

Portugal (Madeira)

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, anunciou na manhã de segunda-feira que o arquipélago já tem confirmados 18 casos da nova estirpe da Covid-19.

"Nós mandamos 21 análises e deu resultado [positivo] em 18. Foram contatadas e ficaram em isolamento profilático", disse Albuquerque, que precisou que, desse grupo, 17 são provenientes do Reino Unido e um de Lisboa e Vale do Tejo.

Dinamarca

A Organização Mundial de Saúde avançou que foram identificados nove casos da nova variante na Dinamarca.

Canadá

As autoridades sanitárias da província do Ontário, no Canadá, anunciaram, a 26 de dezembro, que foram encontradas as duas primeiras infeções da variante da Covid-19 identificadas no Reino Unido.

Trata-se de um casal de Toronto, sem histórico de viagem recente ou de exposição e contacto de alto risco. Encontram-se em isolamento.

França

No dia de Natal, a 25 de dezembro, França detetou o primeiro caso da nova variante num cidadão que tinha estado em Inglaterra no dia 19 de dezembro.

O homem estava sem sintomas e em isolamento.

Itália

A 23 de dezembro, a Itália registou o segundo caso da nova variante do vírus, perto da cidade de Ancona. No entanto, o infetado não teve contacto direto com o Reino Unido, onde a estirpe surgiu. Veio-se a saber mais tarde que não se tratava de um caso da nova variante.

O país já tinha identificado a nova estirpe de Covid-19 a 20 de dezembro, num cidadão recentemente chegado do Reino Unido. O infetado aterrou no aeroporto de Roma e encontra-se em isolamento.

Japão

A 25 de dezembro, o Japão reportou os primeiros cinco casos da nova variante em passageiros chegados do Reino Unido.

Jordânia

O ministro da Saúde da Jordânia anunciou, a 27 de dezembro, que o país identificou dois casos de infeção pela nova variante do vírus. Ambos tinham estado no Reino Unido.

Líbano

O Líbano anunciou que detetou um caso da nova variante num cidadão que tinha chegado do Londres, segundo o ministro da Saúde libanês.

O voo em causa aterrou a 21 de dezembro em território libanês. Todos os passageiros foram aconselhados a tomarem precauções extra, após a identificação do caso.

Países Baixos

O ministro da Saúde holandês, Hugo de Jonge, afirmou, no dia 22 de dezembro, que a nova variante foi encontrada em dois casos de infeção na área de Amesterdão.

Nigéria

O responsável pela organização de controlo de doenças em África anunciou, a 24 de dezembro, a identificação de uma nova variante da Covid-19, na Nigéria.

A variante foi encontrada em amostras de dois pacientes, recolhidas a 3 de agosto e 9 de outubro, no estado nigeriano de Osun, de acordo com documentação revista pela agência Associated Press.

Singapura

O primeiro caso da nova variante foi encontrada em Singapura a 24 de dezembro.

Entre os 31 infetados com Covid-19 que chegaram ao país entre 17 de novembro e 17 de dezembro, um paciente transportava a linhagem B117.

Espanha

A nova estirpe foi identificado em território espanhol no dia 26 de dezembro. Todas as quatro infeções remontam a passageiros que tinham estado no Reino Unido.

Há ainda mais três casos suspeitos da variante do coronavírus, mas os resultados dos testes só estarão disponíveis entre esta terça-feira e quarta-feira, avança o chefe regional de saúde, Antonio Zapatero.

África do Sul

Foi na província sul africana do Cabo Oriental que foi encontrada uma nova estirpe de Covid-19. Aparentemente, esta estirpe sofreu mais mutações do que aquela identificada em território britânico.

A nova variante já entrou noutros países, incluindo no Reino Unido.

Coreia do Sul

As autoridades de saúde sul-coreanas identificaram a nova variante a 28 de dezembro, numa família que chegou ao país depois de ter estado em Londres no dia 22 de dezembro, de acordo com a Agência de Controlo e Prevenção de Doenças da Coreia (KDCA, na sigla original).

Os três infetados estão em isolamento desde que testaram positivo à Covid-19.

Suécia

A nova estirpe foi encontrada na Suécia depois de um passageiro do Reino Unido ter sentido sintomas à chegada e ter testado positivo. Encontra-se em isolamento.

Reino Unido

No dia 14 de dezembro, o secretário da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou que mais de mil casos da nova variante tinham sido identificados, predominantemente no sul de Inglaterra.

A 23 de dezembro, Hancock disse que o país identificou dois casos de uma outra variante conectada à detetada na África do Sul.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    29 dez, 2020 Madeira 14:32
    Notícia ingénua e sem interesse. Mais cedo ou mais tarde as novas estirpes andarão pelo mundo inteiro. Enfim...

Destaques V+