Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estados Unidos

Polícia do Ohio despedido após matar afro-americano desarmado

29 dez, 2020 - 08:55 • Lusa

A vítima de 47 anos tinha apenas um telemóvel na mão, além disso, o agente também recusou assistência médica durante vários minutos.

A+ / A-

O homicídio de Andre Hill, de 47 anos, ficou registado na câmara instalada na farda do agente Adam Coy.

O polícia de Columbus foi despedido poucas horas depois de uma sessão em tribunal, explicitou o diretor de Segurança Pública daquela cidade, através de uma declaração citada pela agência de notícias Associated Press (AP).

"As ações de Adam Coy não correspondem ao juramento de um agente da polícia de Columbus, ou aos padrões que nós e a comunidade exigimos aos nossos agentes", acrescenta-se na nota. A morte de Andre Hill "é uma tragédia" para a comunidade.

O ex-agente vai ser alvo de um processo.

O despedimento era o cenário mais provável depois de uma declaração em vídeo do chefe da polícia daquela cidade, Thomas Quinlan, na véspera de Natal, na qual dizia ter provas suficientes para considerar que tinha de o demitir.

"Isto é que é prestação de contas", disse, na altura, Quinlan, acrescentando que existiam "provas sólidas" e que o ex-agente teria de responder judicialmente pelo crime que cometeu.

Adam Coy e outro agente responderam a um pedido de emergência de um cidadão, na última terça-feira, pelas 1h00 (6h00 em Lisboa), em relação a um automóvel que estava estacionado na entrada da sua casa.

As imagens da farda dos polícias mostram Hill a sair de uma garagem com um telemóvel na mão segundos antes de ser baleado. Não há áudio do incidente, uma vez que o agente não ativou a câmara, que apenas registou as imagens com um mecanismo de segurança que capta o vídeo, independentemente da ação do agente.

Este é o mais recente caso na reta final de um ano marcado pela grande contestação popular em torno da justiça racial nos Estados Unidos e que alastrou a todo o mundo depois do homicídio do cidadão afro-americano George Floyd em Minneapolis, no Minnesota.

Floyd foi asfixiado por um dos agentes que o deteve e esteve durante vários minutos a pedir ajuda sem que o pedido fosse atendido pelo agente que o matou ou pelos restantes polícias que o viram morrer, imobilizado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+