Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Fauci diz que situação nos EUA está "fora de controlo"

29 dez, 2020 - 16:53 • Lusa

Segundo o epidemiologista, os Estados Unidos encontram-se numa situação “muito difícil”, já que não têm nenhum ponto de referência baixo em termos de contágios, a partir do qual “se possa controlar a expansão comunitária através da identificação, isolamento e acompanhamento dos contactos”.

A+ / A-

Veja também:


O principal epidemiologista da Casa Branca, Anthony Fauci, reconheceu esta terça-feira que a pandemia de Covid-19 está fora de controlo nos Estados Unidos, país que regista números recorde de infetados em hospitais.

A fase da pandemia pela qual os Estados Unidos estão a passar “está fora de controlo em muitos aspetos”, disse Fauci, numa entrevista à televisão CNN.

“Se olharmos para a evolução, tivemos um pico [de casos de infeções] no final do inverno/início da primavera de 2020” e “uma recuperação no início do verão”, mas agora “estamos num pico cuja inflexão para pior é muito acentuada”, admitiu.

Segundo o epidemiologista, os Estados Unidos encontram-se numa situação “muito difícil”, já que não têm nenhum ponto de referência baixo em termos de contágios, a partir do qual “se possa controlar a expansão comunitária através da identificação, isolamento e acompanhamento dos contactos”.

Anthony Fauci manifestou preocupação com a possibilidade de se verificar um aumento de casos em janeiro, admitindo que a evolução pode ser pior até do que a de dezembro, mês em que o país tem registado subidas diárias e sem precedentes de casos de infeções.

“Acho que temos de presumir que vai piorar”, afirmou, acrescentando que atualmente os Estados Unidos registam entre 100.000 e 200.000 infeções por dia, mas “num período de dezembro, esteve acima de 200.000”.

“Espero que não alcancemos novamente [esse valor diário]”, disse, lembrando que com os casos vêm os internamentos e com os internamentos vêm as mortes.

Face a este cenário, Fauci, que foi escolhido pelo Presidente eleito dos EUA Joe Biden para ser o seu principal conselheiro sobre temas de saúde, recomendou continuar a praticar “as coisas simples” que têm sido feitas.

Admitindo que “já é tarde demais” para restringir as viagens nesta altura do ano – “porque estamos em plenas férias de Natal e Ano Novo e as pessoas já viajaram – Fauci adiantou que se está a tentar fazer com que “as pessoas viajem menos, e que quem já o fez, não se reúna em grandes grupos de pessoas, mas apenas com a família mais próxima”.

Quando um grande grupo de pessoas se junta “para jantar num ambiente fechado e com pouca ventilação é quando se mete em problemas”, avisou.

Os Estados Unidos são o país do mundo mais afetado pela pandemia, com mais de 19,3 milhões de casos de Covid-19 detetados e mais de 335 mil mortes, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

De acordo com o ‘Covid Tracking Project’ (Projeto de Rastreamento de Covid), os EUA registaram, na segunda-feira, um recorde de número de hospitalizações desde o início da pandemia, com 121.235 doentes a serem internados devido à doença, dos quais 22.592 em unidades de cuidados intensivos.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.775.272 mortos resultantes de mais de 81,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+