Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Covid-19 já provocou 186 mil mortos na Rússia, 26 mil em dezembro

28 dez, 2020 - 16:57 • Lusa

Números oficiais revelados pelo Governo são bastante superiores ao balanço que era conhecido até agora e fazem da Rússia o terceiro país do mundo com mais mortes atribuídas à Covid-19, atrás dos EUA e Brasil.

A+ / A-

Veja também:


O Governo russo admitiu esta segunda-feira que se registaram no país cerca de 186 mil mortes causadas pela Covid-19 este ano, um número bem acima da contagem conhecida até agora e que torna a Rússia um dos países mais afetados pela pandemia.

O instituto nacional de estatísticas Rosstat relatou um excesso de mortalidade entre janeiro e novembro de 229.700 pessoas, um aumento de 13,8% em relação ao mesmo período em 2019.

“Mais de 81% do aumento da mortalidade nesse período deve-se à Covid-19 e às consequências da doença”, ou seja, pouco mais de 186 mil mortes, indicou a vice-primeira-ministra com a pasta da Saúde, Tatiana Golikova, citada pelas agências de notícias russas.

Estes dados colocam a Rússia em terceiro lugar no mundo com mais mortes atribuídas à Covid-19, atrás dos Estados Unidos (mais de 330 mil) e do Brasil (mais de 190 mil).

Esse número é também três vezes superior às 55.265 mortes oficiais registadas desde o início da pandemia pelo sítio na internet do governo dedicado à luta contra a pandemia.

No entanto, este último conta apenas diariamente as mortes por Covid-19 confirmadas por autópsia e é com base nesses números que a Rússia se orgulha de ter respondido, na avaliação do Presidente Vladimir Putin, aos desafios do novo coronavírus melhor do que a maioria dos países ocidentais.

Porém, de acordo com o Rosstat, só no mês de novembro, 25.788 pessoas morreram depois de contaminadas pelo SARS-CoV-2, na primeira vez que o escritório publica dados mensais detalhados, sem oferecer dados dos meses anteriores.

A Rússia, como o resto do mundo, foi atingida desde o outono pela segunda vaga epidémica.

As autoridades russas rejeitaram a ideia de qualquer novo confinamento nacional, depois do da primavera, para preservar a economia, considerando-se bem preparadas e contando com a eficácia da sua vacina, Sputnik-V, que tem sido distribuída desde o início de dezembro.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.765.049 mortos resultantes de mais de 80,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+