Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

“Dar a vacina aos países mais pobres é também uma forma de nos proteger”

27 dez, 2020 - 08:24 • Henrique Cunha

Ana Sofia Carvalho, do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, acredita que a necessidade de se atingir a imunidade de grupo pode precipitar a solidariedade, pois “tudo o que é instrumental é mais fácil de ser acolhido”.

A+ / A-

Este domingo fica marcado, em Portugal, por esse passo histórico do início da vacinação anti-Covid. E este é um momento que nos volta a remeter para os apelos do Papa e também das Nações Unidas, para que seja possível o acesso universal à vacina.

Na última semana, a Congregação para a Doutrina da Fé emitiu uma nota em que, entre outras coisas, volta a pedir que “as vacinas sejam acessíveis aos mais pobres e de forma não onerosa para eles”.

Segundo aquele organismo da Santa Sé, a falta de acesso às vacinas tornar-se-ia “mais um motivo de discriminação e de injustiça que condena os países pobres a continuar a viver na indigência sanitária, económica e social”.

Na opinião de Ana Sofia Carvalho, membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, a necessidade de se criar uma imunidade de grupo geral pode precipitar a necessária solidariedade para com os mais desprotegidos.

A professora do Instituto de Bioética da Universidade Católica sugere que, “normalmente, tudo o que é mais instrumental é mais fácil de ser acolhido, como medida solidária” e lembra que, “enquanto não tivermos a população mundial vacinada, sabemos que não existirá uma imunidade do ponto de vista geral”. Portanto, “o vacinar e dar a vacina aos países mais pobres é também uma forma de nos proteger".

Ana Sofia Carvalho diz que vai ser necessário pensar a solidariedade de forma diferente e entende ser necessário que os países comecem a pensar em ceder a vacina aos mais desfavorecidos a partir do momento que atingem a ansiada imunidade de grupo.

“Aquilo que tem sido publicado, inclusive pela OMS, é de tentar perceber a partir de que nível da imunidade de grupo nós podemos conseguir começar a dispersas as vacinas a países mais pobres que não tem possibilidade de as comprar”, sublinha a professora de Bioética.

Ana Sofia Carvalho prevê que “isso vai ser certamente um assunto a discutir, um assunto a marcar a agenda no próximo ano”.

A especialista manifesta a esperança de que “estas pessoas não fiquem desprotegidos, porque aquilo que vemos em países sobretudo da América Latina é realmente um problema grave que nos convoca a todos para sermos solidários”.

“Mas convoca claramente cada um dos nossos países e estruturas como a União Europeia para pensar a solidariedade de uma forma diferente”, remata.

"Vacinas para todos". Papa critica nacionalismos fechados
"Vacinas para todos". Papa critica nacionalismos fechados
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    27 dez, 2020 Funchal 13:39
    Concordo a 100%.

Destaques V+