Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​“Lamego Ajuda Alimentar” apoia quase 400 pessoas em dificuldades

27 dez, 2020 - 16:52 • Henrique Cunha

O programa é desenvolvido em articulação com diversas instituições locais que já prestam ajuda alimentar à população mais carenciada, que está a sofrer com a pandemia.

A+ / A-

A Câmara de Lamego tem uma linha de apoio para entregar alimentos a quem precisa. Trata-se de uma rede de apoio social com o objetivo de auxiliar as pessoas que recentemente ficaram em situação de dificuldade e enfrentam problemas decorrentes da pandemia.

De acordo com Ana Catarina Rocha, vereadora da ação social de Lamego, o projeto "faz a concertação de todos os apoios alimentares".

O programa “Lamego Ajuda Alimentar” é desenvolvido em articulação com diversas instituições locais que já prestam ajuda alimentar.

A ideia é que se torne mais célere e adequado este reforço de apoio.

"No fundo é uma rede que criamos. Estamos aqui a falar, por exemplo, do programa operacional de apoio às pessoas mais carenciadas, que de 175 destinatários aumentou a sua capacidade para 385 beneficiários finais”, explica Ana Catarina Rocha.

“Estamos a falar aqui também da concertação de apoios ao nível do Banco Alimentar Contra a Fome, do projecto das cantinas sociais, dos apoios que a própria Cruz Vermelha e a Cáritas dão a nível local. E este trabalho é todo feito em rede", sublinha a vereador.

Quem resida no concelho e precise de receber apoio alimentar pode contactar o município por telefone. A avaliação da situação é feita pelo gabinete de Acção Social. E este é um projeto para manter "como uma boa prática para o futuro", assegura Ana Cristina Rocha.

No início da pandemia a autarquia percebeu que “era necessário intervir do ponto de vista social junto das pessoas carenciadas, nomeadamente dos idosos, nomeadamente das pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente das pessoas que vivem situação de pobreza e de exclusão social, levando-lhe medicamentos, levando-lhes alimentos, Portanto, apoiando-as do ponto de vista psicológico”, conclui a responsável.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+