Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Espanha, França e Suécia confirmam casos da nova variante

26 dez, 2020 - 13:56 • Marta Grosso com Lusa

Há quatro casos em Espanha e outros três estão ainda a ser analisados. Batizada de VUI-202012/01, a nova variante é considerada até 70% mais transmissível.

A+ / A-

Espanha, França e Suécia já relataram os primeiros casos confirmados da nova variante do novo coronavírus descoberta no Reino Unido.

O caso francês é de um cidadão que vive em Inglaterra e partiu de Londres com destino a Tours, em 19 de dezembro. Encontra-se agora em isolamento em casa e estará a sentir-se bem.

Em Espanha, os primeiros casos da nova variante foram registados neste sábado. A Direção-Geral de Saúde Pública de Madrid confirmou a existência de quatro casos confirmados de infeção, detetados em quatro cidadãos que viajaram do Reino Unido para Espanha.

Segundo as autoridades espanholas, há ainda outros três casos suspeitos, nos quais o genoma do vírus está a ser sequenciado.

A informação foi avançada pelo vice-ministro da Saúde Pública e do Plano Covid-19, Antonio Zapatero, na conferência de imprensa sobre a evolução da situação epidemiológica na região.

As autoridades suecas também anunciaram, este sábado, o primeiro caso de uma pessoa infetada com a nova variante do vírus da Covid-19.

Trata-se de uma pessoa que esteve recentemente no Reino Unido, ficou doente e testou positivo.

A nova variante, batizada de VUI-202012/01, foio detetada no Reino Unido e está a preocupar a comunidade científica (e os líderes mundiais), dado ser considerada até 70% mais transmissível do que aquela com que temos vindo a lidar. Não há, contudo, ainda provas de que seja mais letal ou tenha impacto na eficácia das vacinas que vão começar a ser administradas.

Outras novas variantes já foram observadas desde que o SARS-CoV-2 foi detetado pela primeira vez em Wuhan, na China, em dezembro de 2019, mas a estirpe mais recente levou vários países europeus a suspenderem voos e transportes marítimos oriundos do Reino Unido.

Covid-19. A nova variante que está a preocupar a Europa
Covid-19. A nova variante que está a preocupar a Europa

França impôs algumas das restrições de viagem mais estritas aos viajantes do Reino Unido, impedindo que os transportadores cruzassem o Canal da Mancha, o que causou o caos no porto de Dover.

O Governo português também restringiu a entrada no país de passageiros de voos provenientes do Reino Unido a cidadãos nacionais ou legalmente residentes em Portugal.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,7 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 6.478 em Portugal.

[notícia atualizada às 17h00]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+