Tempo
|
A+ / A-

​Covid-19: Alemanha fura acordo da UE e começa vacinação um dia antes

26 dez, 2020 - 20:59 • Lusa

A primeira pessoa a ser imunizada com a vacina da Pfizer-BioNTech foi Edith Kwoizalla, de 101 anos.

A+ / A-

Veja também:


A Alemanha começou este sábado a administrar as primeiras vacinas contra a covid-19, poucas horas após receber os primeiros carregamentos, contrariando os planos da União Europeia (UE) de uma implementação coordenada, que arranca no domingo.

Depois de a Hungria ter começado este sábado a vacinação contra a covid-19, a agência Associated Press (AP) deu conta de que também na Alemanha começaram já a ser administradas vacinas, um dia antes da data marcada pela UE para os 27 Estados-membros.

“Cada dia que esperamos é um dia a mais”, disse Tobias Krueger, trabalhador de uma casa de saúde onde começou a vacinação, em Halberstadt, na região da Saxónia-Anhalt, no nordeste da Alemanha.

A primeira pessoa a ser imunizada com a vacina da Pfizer-BioNTech foi Edith Kwoizalla, de 101 anos, informou a agência de notícias alemã DPA.

Segundo Tobias Krueger, 40 dos 59 pacientes da casa de saúde quiseram ser vacinados, bem como 10 dos cerca de 40 trabalhadores.

Na Hungria, médicos e profissionais de saúde começaram hoje a ser vacinados. Segundo a agência Associated Press (AP), não se conhecem os motivos que levaram a Hungria a iniciar a vacinação um dia antes do previsto para todos os Estados-membros da UE, que receberam as primeiras remessas de vacinas hoje e na sexta-feira.

As autoridades da Eslováquia também anunciaram que planeiam começar a administrar as suas primeiras doses esta noite.


Num vídeo divulgado aquando do lançamento da vacina, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considerou que este é "um momento comovente de unidade".

“Hoje, começamos a virar a página de um ano difícil. A vacina contra a covid-19 foi distribuída em todos os países da UE. A vacinação começará amanhã [domingo] em toda a UE ", disse a responsável.

As vacinas desenvolvidas pela BioNTech e pela Pfizer começaram a chegar aos países da UE na sexta-feira, em camiões que garantem a manutenção de uma temperatura extremamente baixa, provenientes de um centro de produção na Bélgica.

O lançamento da vacina resulta da coordenação de todos os 27 Estados-membros da UE, contribuindo, também, para a projeção de uma imagem de unidade, após negociações difíceis em torno de um acordo comercial pós-Brexit com o Reino Unido.


Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?

As primeiras doses, no entanto, são limitadas a pouco menos de 10.000, na maioria dos países, com os programas de vacinação em massa previstos para arrancar apenas em janeiro.

As primeiras vacinas contra a Covid-19 chegaram este sábado a Portugal e o processo de imunização arranca no domingo, em cinco centros hospitalares.

A ministra da Saúde, Marta Temido, considera que a chegada a Portugal do primeiro lote das vacinas contra a covid-19 marca o início de “uma nova esperança” para vencer a pandemia.

“Abre-se uma nova esperança e uma perspetiva nova”, declarou Marta Temido nas instalações do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) onde as vacinas foram acondicionadas, em Arazede, uma freguesia do concelho de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra.

Portugal regista, neste sábado, mais 78 mortes com Covid-19 e 1.214 casos de infeção, indica a Direção-Geral da Saúde (DGS). É o menor número de novos casos desde 13 de outubro e o número de casos ativos também baixou: são agora 69.769, menos 409 do que na sexta-feira.

O número de pessoas dadas como recuperadas aumentou 1.545 nas últimas 24 horas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • oswaldo da Motta
    28 dez, 2020 Sáo Pedro do Estoril 15:53
    A Alemanha não foi na 'ONDA MEDIÁTICA, pretendida pela UE. Fizeram bem em 'vacinar' logo que receberam, e em dizer..' cada dia que passa.... '. 'MEDIÁTICA´´ SIM! Só em janeiro é que 'ELES DIZEM' que começará 'em massa'... será? Eu tenho 90 anos , sou de «risco´«, e será que em março chega minha vez? Aliás nem a da GRIPE consegui tomar! Estão erm falta há mais de 2 meses e parece que 'não chegam'!

Destaques V+