Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Associação lamenta que não haja plano de vacinação para reclusos

24 dez, 2020 - 16:48 • Lusa

Em Portugal os presos e todos os que trabalham nas cadeias são considerados “cidadãos de segunda”, diz a Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso.

A+ / A-

Veja também:


A Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso (APAR) lamenta que não exista um plano de vacinação para os presos, considerando que isso significa que estes ainda são vistos como “cidadãos de segunda” em Portugal.

“Ao contrário da maioria dos países Europeus, onde as prisões, tal como os lares, estão no primeiro grupo para as vacinas da Covid-19, em Portugal não há qualquer informação sobre este assunto”, diz a APAR num comunicado enviado para a Renascença.

“Mesmo nos Estados Unidos - onde o tratamento dado aos detidos tem como única finalidade a punição severa, esquecendo, na maioria das vezes, os Direitos Humanos - os presos estão no segundo grupo de vacinação.”

A APAR justifica a sua preocupação com as “estatísticas apontam para uma maior prevalência da pandemia na comunidade prisional” e pede à Direção-geral da Saúde para dar a conhecer “urgentemente, os seus Planos de Vacinação (se é que os tem) para as prisões”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+