Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidenciais 2021

Ana Gomes critica cúpula do PS e diz representar “socialismo democrático”

23 dez, 2020 - 17:38 • Lusa

A ex-eurodeputada, de 66 anos, formalizou o processo de candidatura a Belém com 8.320 assinaturas certificadas por juntas de freguesia, no Tribunal Constitucional.

A+ / A-

A candidata presidencial Ana Gomes assumiu-se esta quarta-feira como representante do “socialismo democrático”, reiterando críticas aos dirigentes do PS pela liberdade de voto dada aos militantes nas eleições de 24 de janeiro.

A ex-eurodeputada, de 66 anos, formalizou o processo de candidatura a Belém com 8.320 assinaturas certificadas por juntas de freguesia, no Tribunal Constitucional, em Lisboa, embora tenha reunido “mais de 10.000”, num processo de recolha em suporte de papel que considerou “obsoleto e kafkiano”, pois o Ministério da Administração Interna (MAI) tem toda a informação centralizada.

“Se eu não estivesse aqui, não haveria um candidato do campo do socialismo democrático, fazendo a convergência de todos os que defendem a democracia”, sublinhou, lamentando a “decisão triste de alguns dirigentes do partido que, no fundo, incentivaram os militantes a votarem no candidato de direita [o atual chefe de Estado Marcelo Rebelo de Sousa]”.

O PS decidiu que a orientação para estas eleições presidenciais será a liberdade de voto, sem indicação de candidato preferencial. Contudo, Ana Gomes já recebeu apoio público de figuras como o histórico Manuel Alegre, o antigo eurodeputado Francisco Assis, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, ou o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro.

A antiga embaixadora portuguesa em Jacarta disse estar “bem acompanhada” por “muitos socialistas”, “independentes”, bem como pelos partidos PAN e Livre.

Ladeada pela sua mandatária nacional, a filha dos fundadores do PS Mário Soares e Maria Barroso, Isabel Soares, a candidata sublinhou tratar-se de “uma grande honra e prazer” gozar do apoio de “uma grande mulher e educadora”.

“Socialista, de esquerda!”, fez questão de vincar também a diretora do Colégio Moderno.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+