Tempo
|
A+ / A-

Portugal vai reforçar meios para detetar nova variante da Covid-19

23 dez, 2020 - 16:48 • Liliana Carona , com redação

"O Instituto Ricardo Jorge e o Instituto Gulbenkian, no mês de novembro, fizeram o rastreio de cerca de 400 amostras e esta variante não foi encontrada em Portugal”, disse o secretário de Estado da Saúde.

A+ / A-

Veja também:


Os mecanismos de vigilância vão ser reforçados para tentar detetar a nova variante da Covid-19, anunciou esta quarta-feira o secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

“Ainda sabemos muito pouco sobre esta nova variante. O Instituto Ricardo Jorge e o Instituto Gulbenkian, no mês de novembro, fizeram o rastreio de cerca de 400 amostras e esta variante não foi encontrada em Portugal”, disse o governante, em declarações aos jornalistas em Viseu.

“O que temos de fazer é reforçar os mecanismos de vigilância laboratorial e epidemiológica para ter respostas mais robustas nos próximos tempos e nas próximas semanas, e é isso que garantidamente estamos a fazer, quer com o Instituto Ricardo Jorge, o Instituto Gulbenkian e outros investigadores”, sublinha Lacerda Sales.

Portugal não tem registo de qualquer caso da nova estirpe do coronavírus.

A nova variante do vírus da Covid-19 detetada no Reino Unido, em setembro, tem um maior grau de transmissibilidade, mas nada leve a crer que seja mais mortífera.


Noutro plano, o secretário de Estado diz que os profissionais de saúde, que não tenham sido incluídos nos prémios de compensação atribuídos pelo Governo, ainda podem sê-lo. Basta que as administrações hospitalares o justifiquem.

Portugal regista mais 89 mortes e 4.602 casos de Covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas, avança o boletim epidemiológico desta quarta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS). Há mais três pessoas internadas em cuidados intensivos.

Trata-se de um aumento do número de óbitos e infeções em relação à tendência dos últimos dias.

Desde a chegada da pandemia ao país, estão confirmadas 6.343 mortes e mais de 383 mil casos do novo coronavírus.

Evolução da covid-19 em Portugal

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+