Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Famílias de vítimas de Covid processam Governo italiano em 100 milhões de euros

23 dez, 2020 - 15:46 • Reuters

O grupo “Nós Denunciamos” acusa as autoridades centrais e regionais de não terem agido de forma a evitar que a pandemia atingisse a dimensão que atingiu em Itália.

A+ / A-

Veja também:


Cerca de 500 parentes de pessoas que morreram de Covid-19 em Itália estão a processar o Governo por 100 milhões de euros.

O processo civil nomeia especificamente o primeiro-ministro Giuseppe Conte, o ministro da Saúde Roberto Speranza e o governador da região da Lombardia, Attilio Fontana e é apresentando por representantes do movimento “Nós Denunciamos” que foi criado em abril para representar os parentes das pessoas que morreram em Bergamo, uma das cidades mais duramente afetadas pela pandemia na Lombardia.

“Este processo é um presente de Naatal para todos os que deviam ter feito o que era suposto, mas não fizeram”, afirmou, em comunicado, o presidente do grupo, Luca Fusco.

Itália foi o primeiro país ocidental a ser atingido com força pelo novo coronavírus, em fevereiro, e desde então já morreram quase 70 mil pessoas de Covid-19. O grupo de parentes de vítimas da doença acusa as autoridades centrais e regionais de não terem agido com velocidade suficiente para travar que o vírus se espalhasse ao ponto de ser necessário declarar o confinamento geral, com todos os prejuízos económicos que isso causou.

Dizem ainda quem nem Roma nem a Lombardia tinham um plano actualizado para poder lidar com uma possível pandemia.

O valor de 100 milhões pedido pelo grupo representa 259 mil euros por cada vítima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+