Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Natal sem confinamentos, mas com juízo e em respeito pelas regras, diz DGS

22 dez, 2020 - 16:27 • Filipe d'Avillez

Graça Freitas pede casas arejadas este Natal e afetos transmitidos “com distância”.

A+ / A-

O Governo não estipulou limitações para as celebrações do Natal, mas nem por isso as famílias devem por de parte o bom senso e o respeito pelas regras sanitárias básicas.

Na primeira conferência de imprensa da DGS em que participou depois de ter estado de baixa, por estar infetada com Covid-19, Graça Freitas deu alguns conselhos para os festejos.

Recordando que Portugal conseguiu finalmente baixar os números de infeções e de óbitos ao longo das últimas semanas, a diretora-geral disse que “temos responsabilidade acrescida de, nestas festas, não retroceder no número de casos.”

Assim, Graça Freitas convida os portugueses a “transmitir os afetos com respeito pela distância de segurança” e manter as casas arejadas. “Há a ideia em Portugal de que não devemos ter as casas arejadas no inverno, porque podemos ficar doentes. Pelo contrário, devemos arejar as casas. O arejamento é uma das medidas principais para evitar a transmissão.”

“Agasalhemo-nos melhor, mas temos de arejar as nossas casas”, afirmou.

Assim, os encontros devem estar limitados aos núcleos familiares ou de amigos mais próximos, mantendo as máscaras sempre que não se estiver a comer ou a beber e respeitando as distâncias de segurança, minimizando a partilha de objetos.

Graça Freitas diz ainda que as pessoas que se encontram em isolamento, quer profilático, quer por estarem doentes, devem respeitar as regras e evitar qualquer contacto. “É um período que custa um bocadinho, mas não se deve contactar outras pessoas”.

Presente de Natal afiado

Falando sobre as festas do Natal, Graça Freitas aproveitou ainda para fazer um pouco mais de propaganda a favor da vacinação, dando um exemplo do passado.

“Há mais de 200 anos surgiu uma vacina contra um vírus altamente contagioso e letal, a varíola, que deixava sequelas físicas deformantes nas pessoas que a tinham. Graças à vacinação de todo o planeta, foi possível erradicar a varíola em 1980. O vírus já não circula, graças a uma vacina.”

“Neste Natal a ciência e o conhecimento alimentam a esperança de todo o mundo com o início da vacinação contra a Covid-19, e é com essa esperança que vos desejo um natal feliz e com saúde”, concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+