Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grupos terroristas têm usado a pandemia para aumentar influência, alerta Interpol

22 dez, 2020 - 16:18 • Lusa

“Terroristas, tal como outros criminosos, tentaram tirar proveito da pandemia de Covid-19, ganhar dinheiro, fortalecer as suas bases e provocar divisões.”

A+ / A-

Grupos terroristas internacionais aproveitaram a pandemia de Covid-19 para aumentarem a sua influência, de acordo com um relatório da Interpol divulgado esta terça-feira, que analisa tendências e riscos potenciais emergentes.

No início da pandemia, alguns grupos terroristas e outras organizações não estatais usaram a sua influência na população para reforçar o seu poder ou influência e até para obter recursos financeiros externos, revela o relatório da organização policial internacional.

O documento explica que esses grupos se adaptaram à evolução da pandemia, pelo que será necessário analisar diferentes territórios e a resposta a dar às novas evoluções de estratégias criminais, destacando que o impacto da crise sanitária na economia global pode afetar o financiamento das organizações terroristas.

“Terroristas, tal como outros criminosos, tentaram tirar proveito da pandemia de Covid-19, ganhar dinheiro, fortalecer as suas bases e provocar divisões”, disse o secretário-geral da Interpol, Jürgen Stock, acrescentando que, com este relatório, a sua organização procura “ajudar a aplicação da lei e identificar e combater as ameaças em mudança”.

A Interpol também alerta para a disseminação de teorias da conspiração e refere as ameaças decorrentes de estratégias de movimentos políticos de extrema-direita que radicalizam a população.

Stock diz que a Interpol procura “antecipar as ameaças derivadas do impacto direto e indireto da pandemia” e explica que as restrições impostas pelos governos de vários países para conter a propagação do novo coronavírus podem causar distúrbios civis que potencialmente servem os interesses de grupos criminosos.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.703.500 mortos resultantes de mais de 77,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.254 pessoas dos 378.656 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+