Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Alunos que não gostam de ir à escola - 21/12/2020

​J. Lucas Pires

Alunos não gostam de ir à escola. “Falta investimento e autonomia”

21 dez, 2020 • Miguel Coelho , Cristina Nascimento


Comentadores analisam relatório do Conselho Nacional de Educação.

O comentador da Renascença Jacinto Lucas Pires considera que há vários factores que contribuem para a falta de gosto dos alunos pela escola, mas no essencial identifica a “falta de investimento e de autonomia das escolas, bem como a dignificação da figura do professor”.

No momento de debate no programa “As Três da Manhã”, a propósito do estudo divulgado pelo Conselho Nacional de Educação, Lucas Pires destaca ainda que “outro dos números impressionantes, trágicos quase, deste estudo é que 0,6% é a percentagem de professores com menos de 30 anos”.

Também Henrique Raposo considera que há fundamento para os alunos se sentirem afastados. “Ainda temos escolas do século XIX”, argumenta.

“Ter miúdos sentados nas escolas, como os pais em pé nas fábricas, dá pouca autonomia ao aluno e ao professor”, diz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.