Tempo
|
A+ / A-

Nova denúncia de agressões por agentes do SEF. "Puseram-lhe o joelho em cima da cabeça"

19 dez, 2020 - 23:23 • Manuela Pires com redação

RTP e jornal "Público" noticiam alegados maus tratos a Gilson Pereira, cidadão cabo-verdiano de 28 anos. "Ele estava completamente em pânico", diz advogado.

A+ / A-

Foi denunciado este sábado mais um caso de alegadas agressões por parte de agentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no aeroporto de Lisboa.

O jornal "Público e a RTP relatam que um cidadão cabo-verdiano, de 28 anos, alega ter sido vítima de agressões na noite de sexta-feira, com base em denúncias feitas por Gilson Pereira ao seu advogado.

"Ele estava completamente em pânico, porque tinha sido arrastado pelo chão do aeroporto, numa zona pública do aeroporto", relata José Semedo Fernandes à RTP, depois de um telefonema com o seu cliente este sábado de manhã.

"Posteriormente foi levado para uma sala, com três inspetores em cima dele, sendo que um dos inspetores lhe colocou o joelho em cima da cabeça, pressionando contra o chão, para poderem também amarrar-lhe os pés, sempre a ameaçá-lo e sempre a coagi-lo de todas as formas", adianta o advogado.

Por seu lado, o SEF diz que Gilson Pereira ofereceu resistência e obrigou ao uso da força estritamente necessária para o controlar e manietar.

Adianta também que esta era a segunda tentativa de expulsar Gilson Pereira de Portugal; tem estado a cumprir pena de prisão por tráfico de droga e o tribunal decidiu a expulsão do país por um período de 10 anos.

O caso surge numa altura em que se debate a reestruturação desta força de segurança, após a morte do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk às mãos de três agentes do SEF, também no aeroporto de Lisboa.

Este sábado, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, decidiu alargar o inquérito às denúncias de alegada violência e maus-tratos nas instalações do SEF no aeroporto de Lisboa depois de outros novos casos relatados pelo "Expresso" e "Diário de Notícias".

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    20 dez, 2020 évora 18:43
    Vão ver também como correm os inquéritos criminais dentro da PSP e GNR , não é só o SEF ! Se bem que a PJ nela também se prova atos de tortura e violência contra indefesos . Todos os Arguidos e Testemunhas nas mãos de órgãos de Polícia Criminal em Portugal correm perigo , o Ministério Público até sabe mas sabe-lhe bem usar declarações à força , aprendeu com a PIDE/DGS . Resolvia-se depressa , câmaras de filmar dentro das instituições ou sempre interrogatórios na presença de advogado .
  • Advogado do Diabo
    20 dez, 2020 Inferno na Terra 13:31
    Cuidado com a torrente de oportunistas que vai aparecer agora. E Também é preciso acrescentar, que os agentes do SEF lidam com toda a m**da que tenta entrar neste País, e que na maioria, são oportunistas que só querem vir chuchar do Estado Social e viver de subsídios. E quando lhes dizem que "não", tornam-se violentos e tentam forçar as entradas. O SEF lida com toda esta porcaria, a porcaria que os senhores e senhoras bem-falantes não querem lidar. É desculpa para o que aconteceu? Não é. Mas é uma atenuante que tem de entrar na equação. Principalmente quando os meios prometidos - instalações, efetivos, meios tecnológicos - ficaram pelas promessas, como sempre neste País, em que se promete, e nas próximas Eleições promete-se o mesmo, que entretanto não foi cumprido.

Destaques V+