Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa

"Explosão intensa" seguida de desabamento. Falta localizar um morador

20 dez, 2020 - 08:39 • Carla Caixinha , Maria João Costa

Parte da fachada do prédio caiu para a via pública. Há a registar cinco feridos e 47 pessoas foram retiradas dos prédios vizinhos.

A+ / A-
"Explosão intensa" seguida de desabamento em Lisboa. Falta localizar um morador
"Explosão intensa" seguida de desabamento em Lisboa. Falta localizar um morador

Uma explosão "bastante intensa" num prédio provocou o desabamento da fachada e um incêndio na Rua de Santa Marta, próximo da Av. da Liberdade, em Lisboa, avançou o Comandante dos Sapadores de Lisboa, Tiago Lopes.

Segundo Carlos Castro, vereador da Proteção Civil, há a registar um ferido em estado grave, que está hospitalizado no Hospital de S. José. As outras quatro vítimas já tiveram alta.

As autoridades apuraram que no edifício havia nove residentes: cinco foram para o hospital e três não estavam em casa.

“Neste momento, das nove pessoas que viviam no local falta identificar só uma”, disse Carlos Castro num balanço aos jornalistas, feito às 13h00, em que deu conta de que foi localizado um dos dois moradores dados como desaparecidos, que não se encontrava no edifício aquando da explosão.

Por razões de segurança, as autoridades tiveram que retirar dos prédios vizinhos 47 pessoas.

Nesta altura, os trabalhos estão concentrados em retirar os escombros em frente ao edifício para permitir as buscas com os cães.

A equipa cinotécnica dos bombeiros foi ativada para tentar localizar eventuais sobreviventes nos escombros. Contudo, devido ao fumo e à humidade, fruto da intervenção dos bombeiros, os cães têm a sua missão dificultada.

“Caso os cães não detetem qualquer vida, temos de entrar, com remoção dos escombros de forma meticulosa para não criar mais danos aos prédios contíguos também”, disse Tiago Lopes, salientando que é um trabalho que pode demorar horas. “Só podemos mexer uma pedra quando tivermos a certeza que não está ninguém por baixo”, acrescentou.

O vereador Carlos Castro, avança que explosão poderá ter sido originada por uma explosão de gás. As chamas deflagraram no 2.º e 3.º andar do prédio.

Os prédios laterais ao n.º 41 foram evacuados e as autoridades estão a avaliar as condições de segurança. "A situação do edifício apresenta muitos riscos", confirmou.

Na atualização feita às 11h00, o vereador disse que foi ativado um drone que permitir ver que ainda há material em combustão na cave do edifício. Por isso, as equipas estão agora a retirar os escombros na rua. “Uma operação delicada para não provocar mais quedas de elementos”.

No local estão mais 80 operacionais do INEM, PSP, Polícia Municipal, bombeiros Sapadores e Voluntários e, ainda, equipas de gás e eletricidade.

Danos materiais no Hospital de Santa Marta

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) assegurou que os doentes e profissionais no Hospital de Santa Marta estão "todos bem" e que que a explosão num prédio na rua de Santa Marta apenas causou danos materiais.

"Os doentes internados estão todos bem, assim como os profissionais do hospital", disse à agência Lusa fonte oficial do CHULC, que integra os hospitais de São José, Santa Marta, Capuchos, Curry Cabral, D. Estefânia e Maternidade Alfredo da Costa.

Segundo a mesma fonte, a explosão que ocorreu num edifício em frente ao Hospital de Santa Marta não afetou nenhum serviço de internamento, tendo apenas causado danos materiais na fachada, nomeadamente vidros partidos, caixilharia e portas danificadas.

A parte da frente do edifício ruiu e várias projeções atingiram o Hospital de Santa Marta, disse o vereador o vereador da Proteção Civil da Câmara de Lisboa, Carlos Castro.

A explosão atingiu também viaturas estacionadas naquela rua, que se encontra cortada ao trânsito.


[notícia atualizada às 13h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+