Tempo
|
A+ / A-

Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz é diferente este ano

18 dez, 2020 - 06:22 • Ana Lisboa

As celebrações com a população sem-abrigo começam nesta sexta-feira e vão decorrer até domingo, de forma mais simples e reduzida, em várias zonas da cidade de Lisboa e na Amadora.

A+ / A-

Devido à pandemia de Covid-19 e às restrições impostas pelas autoridades de saúde, a festa de Natal da Comunidade Vida e Paz (CVP), destinada às pessoas sem-abrigo, foi adaptada ao contexto que vivemos.

Hoje, sexta-feira, é o primeiro de três dias de celebrações que vão decorrer em Lisboa nas zonas do Rossio, Saldanha, Oriente, Santa Apolónia, Alcântara e ainda na Amadora.

Entre as 9h00 e as 17h00, as equipas de rua da CVP vão estar nestes seis locais a dar o seu apoio a quem vive na rua.

Além de serem servidas refeições em “take away”, foram disponibilizados, como habitualmente, alguns serviços relacionados com as áreas de cidadania e saúde, "que consideramos essenciais", sublinha Guilherme Fontes, da organização.

Assim, "os nossos convidados poderão resolver quaisquer questões que estejam relacionadas com o Instituto de Emprego e Formação Profissional ou com a Segurança Social. Estes serviços vão funcionar em teleatendimento, reduzindo quaisquer riscos de contágio".

No dia 24, véspera de Natal, os voluntários da Comunidade Vida e Paz vão reforçar "a ação das equipas de rua" e, por isso, vão estar "perto de 300 pessoas nessa noite, na qual distribuiremos uma ceia de Natal e um presente composto por um saco-cama, uma mochila, alguma roupa quente e um kit com máscaras e álcool gel".

Guilherme Fontes reconhece que, desta forma, a Comunidade está a "contribuir numa época especial para que as pessoas que apoiamos, e que estão em situação de sem-abrigo, se sintam menos desamparadas e menos sozinhas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+