Tempo
|
A+ / A-

Presidenciais: Ventura acredita em segunda volta com Marcelo

18 dez, 2020 - 16:58 • Lusa

"Constituição não é uma bíblia que caiu do céu e que nunca mais pode ser alterada", afirma o candidato apoiado pelo Chega, que entregou as assinaturas no Tribunal Constitucional.

A+ / A-

O candidato presidencial André Ventura acredita que vai passar a uma segunda volta nas eleições de janeiro, com Marcelo Rebelo de Sousa, e acusou a adversária Ana Gomes de fazer uma campanha contra o Chega.

Em declarações aos jornalistas no Tribunal Constitucional, onde entregou 10.250 assinaturas para formalizar a candidatura, André Ventura criticou ainda a postura da adversária Ana Gomes neste período pré-eleitoral, acusando-a de fazer campanha contra o Chega.

“Estou convencido de que ficaremos à frente da dra. Ana Gomes, que é quem está a polarizar o voto mais à esquerda. Aliás, pelas suas prestações televisivas, não tem feito outra coisa se não falar do Chega, da ilegalização, que não dava posse a governos do Chega... acha que eu sou racista, xenófobo, ou seja, não faz campanha por ela, só faz contra mim. Quando alguém só faz campanha contra o outro e não a favor das suas ideias, geralmente os portugueses vão em sentido contrário”, disse.

Perto de cinco dezenas de apoiantes aplaudiram o líder do partido da extrema-direita parlamentar, à chegada e à partida, gritando: “André vai em frente, tens aqui a tua gente”.

“Há cinco anos, Marcelo Rebelo de Sousa tinha, nesta altura, 62% das intenções de voto e acabou com 52%. Na verdade, ele está a ocupar espaço à esquerda e não à direita. Acredito que a esquerda ainda vá, durante a campanha, subtrair mais votos a Marcelo Rebelo de Sousa e que ele não vai chegar aos 50%”, desejou.

O jurista de 37 anos e natural de Algueirão/Mem-Martins garantiu que vai, caso seja eleito, jurar cumprir e fazer cumprir a atual Constituição, mas, “dentro dos mecanismos que ela prevê, procurar alterá-la dentro do que for possível” para mudar o regime radicalmente.

“A outra hipótese era dizer que defendo uma mudança agressiva de regime. Acredito na democracia como forma de transformação. A Constituição não é uma bíblia que caiu do céu e que nunca mais pode ser alterada. Está nas mãos do povo português a capacidade de a alterar”, afirmou.

O antigo vereador em Loures pelo PSD defendeu ainda “menos deputados, penas judiciais mais elevadas” e “um sistema fiscal diferente.

Em declarações à Lusa, Ventura adiantou que o ex-dirigente da Aliança em Santarém, o empresário Rui Paulo Sousa, de 53 anos, vai ser o mandatário nacional da candidatura do presidente do Chega, acumulando as funções com as diretor de campanha.

Este antigo “simpatizante do CDS-PP”, formado em Gestão, começou a atividade profissional na área da tecnologia e da informática e foi cabeça-de-lista do partido Aliança no distrito de Santarém nas eleições legislativas de 06 de outubro de 2019.

Logo a seguir às Legislativas2019, juntou-se ao recém-formado partido da extrema-direita parlamentar e foi depois eleito vogal da direção nacional do Chega na II Convenção Nacional do Chega, em setembro, em Évora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao Lobo
    18 dez, 2020 Sintra 18:31
    O candidato "anti-sistema" que nada fez na vida tirando encher a barriga através do futebol e da política também acredita no Pai Natal? E no monstro do Loch Ness? No homem-do-saco?

Destaques V+