Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: ​Espanha começa a vacinar a 27 de dezembro

18 dez, 2020 - 12:54 • Lusa

Os residentes em lares de idosos e outras instituições e o pessoal que aí trabalha serão os primeiros a ser vacinados.

A+ / A-

Veja também:


Espanha vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 no dia 27 de dezembro, um domingo, um dia depois de receber as primeiras doses da vacina, anunciou esta sexta-feira o ministro da Saúde espanhol.

Salvador Illa explicou em conferência de imprensa que as vacinas vão ser distribuídas por todas as comunidades autónomas espanholas e que os residentes em centros de saúde social (lares de idosos e outros) e o pessoal que aí trabalha serão os primeiros a ser vacinados.

O responsável governamental disse que o número de doses que o país vai receber vai ainda ser confirmado pela Comissão Europeia, mas avançou que não serão todas as que gostaria, e que a vacinação será progressiva.

"Isto significa o início do fim da pandemia, não o fim da pandemia", advertiu Salvador Illa, garantindo que, até ao fim do processo, "haverá um número de doses suficientes para toda a população de Espanha".

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já tinha anunciado na quinta-feira que a campanha de vacinação contra a covid-19 na União Europeia iria arrancar ainda este mês, nos dias 27, 28 e 29 de dezembro.

O anúncio da responsável europeia ocorreu ainda antes de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter tomado uma decisão de autorização sobre a vacina desenvolvida pela Pfizer-BioNTec, o que acontecerá na próxima segunda-feira, 21 de dezembro, uma semana mais cedo do que a data inicialmente prevista.

O executivo comunitário também revelou que só necessita de um prazo de 48 horas a partir da decisão da EMA, e após consultas com os Estados-membros, para dar a sua 'luz verde' à colocação da vacina no mercado.

Em Portugal, a ministra da Saúde, Marta Temido, já tinha anunciado na quinta-feira que a vacinação contra a covid-19 poderia começar em 27 de dezembro no país e que as primeiras doses de vacina poderão chegar também no dia 26.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.649.927 mortos resultantes de mais de 74,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.902 pessoas dos 362.616 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+