Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

D. Manuel Clemente

Padre Cruz como o Papa Francisco. "Canonização andará depressa”

17 dez, 2020 - 15:37 • Aura Miguel , com redação

Em declarações à Renascença, o cardeal patriarca de Lisboa destaca o estilo de proximidade do sacerdote, que esteve sempre junto dos mais pobres e desvalidos da sociedade.

A+ / A-

O padre Cruz está no coração dos portugueses, é um caso de “santidade evidente” e o processo de “canonização andará depressa”, disse esta quinta-feira o cardeal patriarca de Lisboa.

D. Manuel Clemente falava à Renascença à margem da sessão de clausura do processo de beatificação do padre Cruz, na igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa.

“O encerramento da fase diocesana do processo de canonização do padre Cruz é um momento muito importante e bonito, porque se há santidade evidente em todo o povo português é esta do padre Cruz”, começou por sublinhar o cardeal.

D. Manuel Clemente destaca o estilo de proximidade do sacerdote Francisco Rodrigues da Cruz, que esteve sempre junto dos mais pobres e desvalidos da sociedade, como o Papa Francisco.

“É difícil encontrar alguém que tenha calcorreado tanto as terras portugueses do continente e ilhas e tenha deixado tanta recordação viva do que disse, do que fez, dos sítios onde procurava a pobreza, os hospitais, as cadeias, a pregação em gera… É difícil encontrar uma ilustração tão viva daquilo que foi há dois mil anos a vida de Jesus, por aquelas terras da Galileia até Jerusalém, como esta do padre Cruz.”

O cardeal patriarca de Lisboa acredita que o Papa Francisco, quando tiver acesso ao processo de beatificação, ficará sensibilizado pela obra do padre Cruz.

“É realmente uma santidade evidente e eu creio que, quando o Papa Francisco, que hoje faz anos, souber de mais perto o que foi o itinerário do padre Cruz, que também se fez Jesuíta como o Papa, a canonização andará depressa, porque no coração dos portugueses já cá está há muito tempo”, sublinha D. Manuel Clemente.

Após a clausura, o processo este será apresentado à Congregação para as Causas dos Santos pelo postulador da Companhia de Jesus, padre Pascual Cebollada.

O processo de canonização do Padre Cruz teve início a 10 de março de 1951 e a fase diocesana decorreu até 18 setembro de 1965. Mais tarde, “sendo necessário completar aquele processo com os elementos requeridos pelas novas normas para a instrução dos processos de canonização”, foi nomeado um novo Tribunal, em setembro de 2009.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    17 dez, 2020 Porto 18:41
    Os milagres referidos, (pois o universo que conhecemos é bem Frio e inóspito), só existiu a pedido do filho de Deus, Ele pediu e assim se fez, acaba ai, não me parece ser credível existir algum fora desse momento. Excelente notícia, na verdade ele há muito é um nosso Santo, (o Anjo de Portugal assim ditou nos corações da sua tribo).
  • EU
    17 dez, 2020 PORTUGAL 17:58
    O Padre Cruz faleceu pouco antes de eu ter nascido e desde essa data foi sempre meu COMPANHEIRO. Depois pedia-lhe todos os dias que fosse meu AMIGO. Hoje com estes anos todos que já passaram ainda é meu companheiro pois o Seu BUSTO está no meu quarto onde durmo e sei que é meu AMIGO. Ficarei feliz se a Sua CANONIZAÇÃO se concretizar e que eu acredito. Obrigado meu Companheiro e Amigo. Até LÁ.

Destaques V+