Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Uma má notícia"

Covid-19: Incumprimento da Pfizer prolonga primeira fase de vacinação

16 dez, 2020 - 15:52 • Susana Madureira Martins , com redação

A farmacêutica reduz em 20% a quantidade de vacinas para a Covid-19 a distribuir na primeira fase em Portugal, revela coordenador do plano de vacinação.

A+ / A-

Veja também:


A farmacêutica Pfizer reduz em 20% a quantidade de vacinas para a Covid-19 a distribuir na primeira fase em Portugal, revelou esta quarta-feira o coordenador do grupo de trabalho que elaborou o plano de vacinação.

O incumprimento por parte da farmacêutica foi admitido por Francisco Ramos durante uma audição no Parlamento.

“Nos últimos dias tivemos uma má notícia. A Pfizer não conseguiu cumprir as condições contratualizadas e temos uma redução de cerca de 20% da quantidade prevista entregar no primeiro trimestre, a nível europeu. Há um incumprimento da empresa nessa matéria”, declarou o responsável pela “task force”.

Francisco Ramos admitiu aos deputados que este incumprimento da Pfizer vai atrasar toda a primeira fase de vacinação contra a Covid-19 em Portugal e atirar o prazo inicial de janeiro/março para abril.

“Em diria, neste momento, que janeiro e fevereiro está fora de questão. A única coisa relevante que aconteceu nessa matéria foi o não cumprimento das quantidades contratualizadas com a Pfizer e isso vai levar a que, provavelmente, nos vamos aproximar mais de janeiro a abril do que de janeiro a fevereiro”, disse o coordenador do grupo de trabalho encarregue pelo Governo de preparar o plano de vacinação contra a Covid-19.


Portugal preparado para iniciar vacinação

Portugal está preparado para iniciar a vacinação contra a Covid-19 assim que as primeiras vacinas chegarem, mesmo que isso aconteça na noite de Natal, afirmou Francisco Ramos.

Seria “intolerável” haver vacinas e não as poder usar imediatamente, disse o antigo secretário de Estado da Saúde, no Parlamento. A estimativa é que sejam administradas 50 mil vacinas por dia.

As Forças Armadas vão ficar de fora do processo de distribuição das vacinas contra a covid-19, esclareceu hoje o coordenador da ‘task-force’ criada pelo Governo.

As farmácias também ficam de fora do plano de vacinação, pelo menos numa primeira fase, reforçou o antigo secretário de Estado.

O responsável afirma que Portugal terá vacinas suficientes para toda a população - 22 milhões de doses -, mas reafirmou que ninguém será obrigado a tomar o fármaco, mesmo profissionais de saúde.

Seria “um enorme erro” tornar a vacina obrigatória para a população portuguesa, defende.

O coordenador do grupo de trabalho aponta o início do verão como a altura para atingir a imunidade de grupo contra a Covid-19 em Portugal.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    17 dez, 2020 Ílhavo 11:16
    Notícia Fresca do Expresso: "Hospitais Americanos surpreendidos com mais vacinas ... - ... Há frascos da Pfizer/BioNTech cujo conteúdo deveria dar para cinco doses mas que os técnicos dizem ficar com líquido para mais uma, ou mesmo duas doses. Dada a “emergência sanitária”, as ‘sobras’ são para usar, diz o regulador. Já à Europa vão chegar menos doses numa primeira fase de vacinação - o primeiro lote de vacinas será reduzido em 20%. Agora, uma notícia RR, também fresca: " ... as as negociações (da Pfizer) estão complicadas, com os Estados Unidos a exigirem a entrega das doses adicionais o mais rapidamente possível, enquanto a farmacêutica concilia com a procura a nível mundial." A Pfizer é norte-americana (embora a BioNTech seja alemã). Qual é a parte que o das "sortes" (mais abaixo) e outros "espertos da Silva" como ele não entenderão? [Como nas máscaras e nos ventiladores, ... é o mercado, estúpido!]
  • Sortes
    16 dez, 2020 País das mara...vilhas 18:51
    Que sorte, a Pfizer deu bronca... assim não é preciso vir confessar que íamos atrasar tudo por incompetência no planeamento, e as culpas ficam para a Pfizer
  • José J C Cruz Pinto
    16 dez, 2020 Ílhavo 17:32
    Este incumprimento da farmacêutica (para já, para a 1ª fase) não cheira mesmo esturro? Não irá coincidir com uma superação da oferta no caso de outros contratos? [Será o mercado!]
  • Maria
    16 dez, 2020 Pamela 16:08
    A dolce e gabana nao tem vacinas pra vender?
  • Maria
    16 dez, 2020 Palmela 16:07
    Porque razao o primeiro ministro fala so nesta marca de vacinas? Mais ninguem vende?

Destaques V+