Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Cascais promove Natal em família e paga quarentena a idosos em lares

16 dez, 2020 - 12:44 • Marta Grosso

“Nem todos os nossos idosos têm de passar o Natal isolados”, justifica a autarquia no site onde disponibiliza o formulário para as famílias se inscreverem. O prazo termina esta semana.

A+ / A-

A Câmara de Cascais decidiu pagar a quarentena aos idosos que, vivendo em lares, vão passar o Natal a casa da família.

“Criámos a ‘Operação Natal em Família’”, através da qual “criamos espaço para isolamento profilático e possibilitamos a realização de testes, antes do regresso à ERPI [estrutura residencial para pessoas idosas] por parte de cada pessoa idosa”, lê-se na introdução da iniciativa, na internet.

“Nem todos os idosos têm de passar o Natal fechados em lares, isolados”, justifica a autarquia, revelando preocupação com os efeitos negativos da solidão.


“Sabemos a gravidade que um surto de contágio de coronavírus pode assumir especialmente numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. (…) Mas a solidão é um risco ainda maior e pode provocar danos cuja cura é mais complicada e para os quais não existe vacina”, sustenta no site onde também pode ser encontrado o formulário de candidatura.

Assim, as famílias com pais institucionalizados em lares no concelho podem inscrever-se e a autarquia paga os testes à Covid-19 e a quarentena em hotéis.

O prazo para a candidatura termina no dia 18, sexta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+