Tempo
|
A+ / A-

Marta Temido. "Este Natal vai ter de ser vivido de forma diferente"

14 dez, 2020 - 15:53 • Redação

Ministra da Saúde apela aos portugueses que mantenham os cuidados durante a quadra natalícia por causa da Covid-19, em nome das famílias e dos profissionais de saúde.

A+ / A-

Veja também:


A ministra da Saúde, Marta Temido, apela a que este Natal seja vivido de forma diferente e com cuidados redobrados por causa da pandemia de Covid-19.

A governante falava esta segunda-feira no Hospital Amadora-Sintra, na inauguração do novo serviço de urgência geral, área dedicada a doentes respiratórios.

“O Natal é tempo de festa, é um tempo que nos inspira a que queiramos estar com os que nos são mais próximos, mas que este ano vai ter de ser vivido de forma diferente, de uma forma muito cuidadosa, muito refletida e de uma forma compatível com o ano difícil que vivemos", apela Marta Temido.

A ministra da Saúde afirma que, apesar de termos uma luz ao fundo do túnel, "continuamos a ter uma elevada pressão sobre o serviço de saúde e os números não nos podem fazer relaxar ou aliviar o nosso cuidado”.

"Não podemos em nome dos próximos Natais, das nossas famílias e, porque estamos numa instituição de saúde, em nome dos profissionais de saúde. Nós não lhes podemos pedir mais, não lhes conseguimos pedir mais e é a vez de ouvirmos o pedido deles: que todos tenhamos o máximo cuidado nas nossas vidas diárias. Não parece muito quando comparamos com o que tem sido a sua capacidade todos os dias", sublinha Marta Temido.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse esta segunda-feira, numa visita ao hospital de Leiria, que o Governo não hesitará em puxar o travão de mão se houver necessidade em função da evolução da pandemia de covid-19.

António Sales salientou que o “Governo tem tomado as medidas certas no tempo certo e os portugueses têm percebido isso”.

Portugal registou mais 90 mortes e 2.194 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Trata-se do número mais baixo de novos casos de infeção pelo novo coronavírus em quase dois meses, desde 20 de outubro.

Mondim de Basto e Chaves, no distrito de Vila Real, e Marvão, em Portalegre, são os municípios portugueses com maior incidência cumulativa de infeção pelo novo coronavírus.

Todos estes concelhos integram a lista de risco extremo, que soma 25 municípios, menos dez face à semana passada.

De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, 195 concelhos registam um decréscimo de incidência. Freixo de Espada à Cinta (-1.456), Gavião (-705), Fafe (-607), Lousada (-556) e Guimarães (-474) lideram a lista.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    14 dez, 2020 Palmela 19:05
    Tanto se me da "que metam o travao de mao ou metam o travao de pe! De todas as restricoes a mais a mais faxizante " e a proibicao de galgar concelhos " o estado esta a fazer de uns filhos e de outros enteados exemplo: Ha familias de 12 pessoas a morar no mesmo concelho enquanto existe centenas de pessoas sozinhas em que toda as suas familias estao em concelhos limitres Nao tenho culpa se existe funcionarios publicos que aproveitam o natal para fugir para os hoteis roupendo a tradicao natalicia.

Destaques V+